
As tendências mundiais do varejo foram apresentadas em um evento realizado na noite de terça-feira (3) para 120 empresários da região de Londrina, na sede da Regional Norte do Sebrae/PR. O pós-NRF Retail’s Big Show, promovido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, é uma extensão da missão técnicas para a NRF Retail’s Big Show, referência mundial no setor, que ocorre anualmente em Nova York.
“Há dez anos promovemos as missões técnicas para a NRF em parceria com o Sebrae/PR. Nos últimos anos, ouvimos muito sobre IA e todas as suas aplicações. Neste ano, confesso, fiquei mais confortável com as tendências apresentadas. Vimos que a IA continua uma questão importante para o varejo como uma facilidade de operação, mas o grande diferencial das empresas é o fator humano e as experiências que elas oferecem”, destaca o vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack. A NRF ocorreu entre os dias 11 e 13 de janeiro, em Nova York.

A missão técnica de 2026 levou 46 empresários paranaenses para os Estados Unidos. Além da participação na feira, o grupo participou ainda de três dias de visitas guiadas em lojas-conceito, as chamadas flagships, para mostrar tendências aplicadas na prática.
“Fazemos uma curadoria do que vale a pena visitar a partir da atuação e interesse do grupo em questão, mas o que sempre fica muito claro é que o varejo é extremamente dinâmico e está em constante reinvenção”, afirma Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR.
Suelen ressalta que nas visitas realizadas em 2026, a humanização do atendimento foi o ponto que mais chamou a atenção do grupo participante da missão técnica.
“Visitamos mercados-conceito e mercados tradicionais de Nova York, lojas icônicas como a da Lego e da Nike, por exemplo. Em todos os lugares, o que vimos foi a valorização do atendimento humanizado e da confiança. Isso é algo importante para que os varejistas absorvam e pensem em como aplicar. Independente das características do negócio, experiência e fidelização são as grandes tendências”, afirma a coordenadora.
Outro ponto destacado para o setor é o atendimento para nichos. De acordo com Suelen, a necessidade humana de se sentir pertencente a um grupo também deve ser bastante explorada nos próximos anos.
“É importante lembrar que os grupos, as comunidades, já existem. Se o empresário entende para qual ou quais comunidades ele vende, é mais fácil adequar seus produtos e serviços para conversar e atender a essas pessoas e, consequentemente, fidelizar.”
Guia do varejo disponível
Já está disponível para download o Guia de Tendências — Especial Varejo, desenvolvido pelo Sebrae/PR. O guia reúne movimentos globais e experiências, como na NRF, para gerar conteúdos práticos para os pequenos negócios, apontando caminhos para uma competição saudável, na era da Inteligência Artificial (IA).
No material são apresentadas oito grandes tendências, sempre acompanhadas de cases reais, de modo a permitir aprendizagem e aplicação prática.
Entre os movimentos centrais do Guia estão a transformação agêntica; evolução da jornada de compra; automação da operação; varejo seguro e confiável; protagonismo humano; capital relacional; despertar sensorial e logística reversa.
NRF 2027 já tem data marcada
A NRF Retail’s Big Show ocorreu em Nova York e contou com a participação de 46 empresários e lideranças paranaenses, do Sebrae/PR e da Fecomércio. Na prática, o grupo participou de visitas técnicas a grandes varejistas e lojas internacionalmente conhecidas, na região da Union Square e da 5ª Avenida, com o objetivo de acompanhar e entender as transformações que podem impactar o modelo do comércio e serviços, em todos os setores. Para 2027, a maior feira já tem data definida: entre 10 e 12 de janeiro.

