ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR capacita empresários de Umuarama interessados em atuar em processos de internacionalização

Zona de Processamento de Exportação deve proporcionar oportunidades para as pequenas empresas do setor de serviços da região
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

A instalação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Umuarama, no noroeste do Paraná, surge como uma oportunidade para as micro e pequenas empresas prestadoras de serviços da região. Com o objetivo de preparar os empresários do setor para fornecer às indústrias que deverão se instalar na cidade e até mesmo para atuar na ZPE, o Sebrae/PR tem oferecido capacitações e consultorias específicas para os que desejam internacionalizar os negócios.

“As ZPE funcionam em um regime federal especial, em que empreendimentos instalados nessas áreas recebem uma série de benefícios fiscais, tributários, cambiais e jurídicos. Até o ano passado, eram focadas apenas nas indústrias brasileiras, mas houve uma alteração no Marco Regulatório e as empresas de serviços também são contempladas”, explica a gerente da ZPE de Umuarama, Rafaela Kalil.

A gerente é uma das profissionais envolvidas na instalação da ZPE e que tem compartilhado conhecimento nas capacitações promovidas pelo Sebrae/PR. A mais recente, realizada no dia 4 de abril, foi o seminário “Compre melhor para vender mais”. Sessenta empresários participaram e puderam entender os caminhos que precisam percorrer para prospectar negócios com a ZPE na cidade.

Cerca de 60 empresários de Umuarama participam de seminário sobre internacionalização. Crédito: Jane Queiroz

Buscando oportunidade de comprar melhor através da importação de produtos, a empresária Fabíola Diniz participou das capacitações e está fazendo consultorias direcionadas para a área. Ela tem uma empresa de tintas e afirma que viu na internacionalização das compras uma possibilidade de crescimento.

“Importar, para mim, significa romper as fronteiras, porque ainda hoje, com tantas facilidades tecnológicas, existe a crença de que a importação é difícil, de que o processo é demorado e que não vale a pena se arriscar. As consultorias têm sido essenciais para ganhar segurança no processo e ver que, com a orientação correta, é possível”, ressalta a empresária.

As ZPE são um modelo de exportação amplamente utilizado na China, que tem cerca de 150. Outros países, como os Estados Unidos, também criaram essas zonas de livre comércio. O Brasil tem apenas duas dessas instaladas, ambas de iniciativa pública, uma no Ceará e outra no Piauí. Com as atualizações no Marco Regulatório, as ZPE de iniciativa privada foram liberadas e a de Umuarama segue esse modelo.

Isenção de impostos

O secretário de Indústria e Comércio de Umuarama, Marcelo Adriano, acredita que a instalação da ZPE de Umuarama será um ‘divisor de águas’ para toda a região.

“Uma das formas mais eficientes de atrair empresas e recursos para um município é a isenção de impostos e tributos. Isso traz geração de empregos. Estamos dedicando muita força e energia neste projeto”, pontua o secretário.

Informação é essencial

“A internacionalização é um processo burocrático que precisa ser muito bem planejado, mas que é possível com a orientação adequada. Para isso, além dos eventos de capacitação, o Sebrae oferece consultorias com valor parcialmente subsidiado para os empresários que querem ganhar maturidade para entrar nesse mercado”, aponta a consultora do Sebrae/PR, Jane Queiroz.

Os empresários que têm interesse em se preparar para internacionalizar os próprios negócios podem procurar o escritório em Umuarama que fica na Rua Floraí, nº 4.295, na Zona I. O telefone para contato é (44) 3623-8100.

  • empreendedorismo
  • exportação
  • importação
  • impostos
  • internacionalização
  • Prefeitura de Umuarama
  • Sebrae/PR;
  • ZPE de Umuarama