Startups do Paraná que estão consolidadas no mercado foram selecionadas para a etapa nacional do Desafio Sebrae Like a Boss. As empresas participaram da etapa estadual do programa, tanto para a atuação nacional quanto para a internacionalização. Considerado a maior preparação de startups no Brasil, o Desafio Sebrae Like a Boss 2023 disponibiliza mentorias e suporte para a expansão no mercado brasileiro ou estrangeiro.
Seis startups do Paraná foram selecionadas: Educação Criativa (Cambé), QualityStorm (Londrina) e Flugo (Maringá) para o mercado internacional, e Global Envios (Londrina), WebBula (Londrina) e Confi Software (São José dos Pinhais) para o mercado nacional. Agora, elas passam por um processo de preparação com o Sebrae/PR para a seletiva nacional, que acontece em agosto, em Florianópolis.
De acordo com o CEO da Educação Criativa, empresa que atua na concepção de projetos personalizados para redes de ensino, no norte do Paraná, Tiago Ledesma Mariano, a expectativa é de que o Desafio traga oportunidades para a empresa.
“Em especial, ampliarmos o nosso networking bem como a possibilidade de investimentos em nossa startup. Acredito que tenhamos outro ponto positivo, que é de estarmos conectados com as novidades. Uma oportunidade de ampliarmos nossa atuação”, afirma Tiago.
Também selecionada, a Global Envios, no norte do Paraná, atua no envio de encomendas e também tem expectativas de crescimento, de acordo com o seu CEO, Eris Alberto Schmitt.
“Vemos como uma possibilidade de evolução para a nossa empresa. Isso é fundamental, uma vez que almejamos aprimorar nossas soluções. Em especial, o aspecto da internacionalização com o atendimento de brasileiros em outros países, entre eles o Canadá e países europeus”, explica Eris.
Em fase de escala, a Flugo, no noroeste do Paraná, escolheu a trilha de internacionalização. A expectativa da empresa é obter informações para expansão no mercado externo. Isso porque o negócio já chegou a quase todos os estados brasileiros e conta com 214 clientes.
“Temos uma equipe de vendas e de pós-vendas bem estruturada, clientes que nos procuram. Então, um dos objetivos é ir para fora. Além disso, esperamos fazer muito networking e abrir portas para futuros investimentos”, conta o fundador da empresa, Guilherme Simão Couto.
Qualificação
O coordenador estadual de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, destaca que o programa vem para auxiliar as startups que vivem o desafio de um negócio com base tecnológica.
“As startups contam com as soluções do Sebrae para mentorias específicas que contribuem com o desenvolvimento dos seus negócios. O programa vem nessa linha de ajudar as empresas a expandir”, detalha.
De acordo com Tortato, a participação no Desafio também é uma porta de entrada para outros programas.
“Realizando networking com potenciais clientes, parceiros e investidores, a startup se habilita para outros programas de aceleração do Sebrae, até mesmo para quem almeja crescimento no exterior”, conclui.
Sobre o programa
O Desafio Like a Boss é direcionado para startups em fases de operação e de tração. As que estão em fase de operação podem se preparar para expandir a atuação e chegar a outros mercados no País. As que estão na fase de tração, com alto nível de maturidade, recebem suporte para a expansão de mercado doméstico ou internacional. O programa é uma parceria do Sebrae com o Instituto Inova Mais. Nos últimos quatro anos, a iniciativa atendeu mais de 4 mil startups brasileiras com ações de qualificação gerencial e aproximação com investidores.