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Sebrae/PR lança guia especial com tendências para o setor de bem-estar

Estudo gratuito para empreendedores do ramo reúne informações sobre inovações e perspectivas de mercado
Por ASN Paraná
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O Sebrae/PR preparou uma edição especial do Guia de Tendências para os empreendedores do segmento de bem-estar. O conteúdo oferece uma visão atualizada sobre as mudanças no consumo e no estilo de vida dos clientes, bem como estratégias para tornar seus negócios mais preparados para o futuro. Com dados atuais e dez tendências específicas para o setor, esse estudo apresenta inovações e perspectivas de mercado.

Segundo Mauricio Reck, consultor do Sebrae/PR, o material foi desenvolvido com o propósito de fornecer informações e também de explicar o funcionamento das tendências e seu impacto no consumo. Além disso, o Guia de Tendências apresenta exemplos de empresas que as aplicam na prática.

“O mercado do bem-estar é enorme e em constante crescimento em todo o mundo, e sua importância ficou ainda mais evidente no pós-Covid. Por isso, abordamos neste material setores como beleza, saúde e outros que crescem em todo o mundo. Também destacamos as principais forças macroeconômicas e tendências nesses setores, e como a desenvolvimento sustentável é uma das principais direções futuras nesse contexto”, observa Reck.

É possível conferir também no material o “Data Guia: Bem-Estar”, onde os usuários terão acesso a um conteúdo abrangente do mercado, incluindo gráficos e dados que mostram como o setor de bem-estar se transformou perante as mudanças nos comportamento de consumo” afetou a vida das pessoas do mundo todo. O material mostra ainda que, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, fica evidente que as pessoas estão mais conscientes da importância de cuidar de si mesmas.

Dentre os dados apresentados, destaca-se um estudo da McKinsey (2021) que revelou que 79% dos entrevistados reconhecem a importância do bem-estar, sendo que 42% o consideram uma das principais prioridades. Além disso, o mercado global de bem-estar ultrapassa a marca de US$ 1,5 trilhão e continua a apresentar um crescimento anual estimado entre 5% e 10%, principalmente no que se refere a serviços e a produtos ligados aos setores fitness, saúde, nutrição, aparência, sono e mindfulness (termo que pode ser traduzido como “atenção plena”).

Odete Barros, proprietária do Salão Perfect de Toledo e gestora do projeto social Libélula. Crédito: arquivo pessoal.

Crescendo e compartilhando

No mundo do empreendedorismo de bem-estar, histórias inspiradoras de indivíduos que superam obstáculos e alcançam o sucesso são uma fonte de motivação e exemplo. Um desses casos é o de Odete Barro, proprietária do Salão Perfect de Toledo, no oeste do Estado, uma empreendedora que encontrou no mundo da beleza sua vocação e sucesso profissional.

Ela conta que, quando começou nessa área, teve muita dificuldade de encontrar pessoas que passassem conhecimento e que estivessem dispostas a ensinar. Por isso, desenvolveu um projeto social chamado Libélula que profissionaliza mulheres na área da beleza.

“Percebi que tudo o que não tive no início da minha jornada, agora posso oferecer em termos de conhecimento, desde empreendedorismo, marketing e gestão, até a ‘mão na massa’ o curso prático. Seja em conhecimento, seja em exemplo ou até mesmo um conselho, sempre podemos mudar a vida de alguém para melhor. E a área da beleza me ensinou isso”, enfatiza a empresária.

Tecnologia a favor da beleza

Kamilla Loyane, fundadora da startup Lolita Bonita, de Cascavel, também no oeste paranaense, percebeu durante sua formação como esteticista a falta de uma plataforma na sua região que facilitasse a vida de profissionais e clientes interessados em serviços de estética. Com apoio do Sebrae, ela lançou um aplicativo em 2019 para suprir essa demanda.

Kamilla Loyane, da startup Lolita, de Cascavel. Crédito: Kauã Veronese.

Com esse app, os clientes podem pesquisar, agendar e pagar on-line por serviços de cabeleireiro, manicure e massagista. Ela também inovou ao oferecer cupons de descontos para dias de menor movimento. Além do aplicativo, a startup lançou o site, que funciona como um e-commerce de produtos para cuidados com a pele, corpo e cabelo.

“Na época, estavam surgindo muitas clínicas e salões, ou seja, era um mercado que estava saturado. Foi aí que comecei a pensar em como poderia inovar e me diferenciar nessa área. O essencial é reunir preço justo e qualidade no serviço, isso promove uma democratização da estética”, afirma a empreendedora.

Esse e outros materiais ligados a tendências estão disponíveis gratuitamente no site: www.sebraepr.com.br/tendencias/

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