Marketing olfativo, sistemas integrados, provador inteligente e softwares que facilitam a vida dos empreendedores estão entre os destaques da loja conceito de moda, montada na Feira do Empreendedor 2023. O espaço, de pouco mais de 45 metros quadrados, oportuniza que os visitantes percorram uma jornada inovadora, que traz soluções pensadas especialmente para otimizar o tempo, melhorar a produtividade e aumentar a lucratividade.
O objetivo, segundo a consultora do Sebrae/PR, Thaise do Amaral, é mostrar aos empreendedores que as tecnologias estão à disposição e podem ser aplicadas nas empresas, independente do porte.
“Ainda existe aquela ideia de que tecnologias do setor de moda e varejo são acessíveis apenas para grandes empresas, mas muitas soluções são remodeladas para os micro e pequenos negócios, podendo ser aplicadas nos mais diversos portes”, indica.
Inovação
Na loja, os visitantes conferem de perto as demonstrações das soluções na prática. Uma delas é a tecnologia RFID, que permite o controle e a contagem de estoque em tempo real, com apenas alguns segundos. Outra tecnologia é a de câmera de monitoramento e contagem de consumidores na loja, permitindo, também, a medição de aspectos como tempo de visitação, permanência e tíquete médio por pessoa.
Também estão expostas tecnologias de marketing olfativo, sistemas de gestão, rádio interna e o provador inteligente, que permite, além da prova das peças, a interatividade entre o consumidor e o vendedor via sistema, agilizando escolhas e elevando a assertividade dos atendimentos.
A empreendedora Jasmine Macedo, de Londrina, aproveitou para conhecer o espaço. Ela está a frente de uma empresa de tecnologia e visitou a loja modelo a fim de compreender como a inovação pode aprimorar os serviços no setor.
“Vim conhecer as tendências de moda porque sempre adorei essa área do comportamento do consumidor e visitei a loja modelo para entender o que está acontecendo de mais novo no mundo da moda. Achei o gerenciamento de informações via câmera muito inteligente e gostei de conhecer as novidades na parte sensorial”, relata.
Já a empresária Camille Cordeiro, de Guarapuava, veio com outro foco. Apesar de também querer conhecer as novidades, o maior objetivo era ter novas ideias para aplicar na empresa dela: uma loja de confecções feminina.
“Eu participo do Sebraetec e estou com um projeto em andamento para melhorar a arquitetura e a disposição dos itens na loja. Tirei muitas dúvidas e, como empresária, esse espaço é como o céu. Tudo aqui foi montado pensando no que a gente tem na nossa realidade e tive várias ideias para melhorar os resultados e aumentar as vendas por meio de melhorias inspiradas no que está dentro dessa loja modelo”, revela.
Além da loja modelo, também estão disponíveis para visitação os espaços da cafeteria, do salão de beleza e de pet shop.
A Feira do Empreendedor 2023 é realizada pelo Sebrae/PR e reuniu mais de 13, 4 mil participantes desde quinta-feira (14), no ViaSoft Experience, em Curitiba. A programação segue até às 20h deste domingo (17) e a entrada é gratuita.