-
Uma tarde de imersão em conteúdos sobre franquias. O Franchising Day será promovido pelo Sebrae/PR, no dia 26 de outubro, das 14h às 18h, em Londrina. O evento gratuito contará com palestras, painel e momento para networking entre os participantes. O objetivo é fomentar o conhecimento desse mercado para franqueadores e potenciais franqueados. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no link: http://bit.ly/3Q0MRHm.
A programação trará as palestras do especialista em franquias, Erlon Labatut, sobre “Conceitos de franchising”, e do advogado especializado em contratos de franquias, Alexandre Passos, com o tema “Entendendo a lei e o contrato de franquias”. Na sequência, será realizado um momento de café e conexão, para promover o networking entre os participantes.
O evento será encerrado com o painel temático “Empreender por meio de franquia” com os empresários Flávio Gagliardi, franqueador da Mr. Cheff; Mateus Ferreira, franqueado da Gelateria Borelli; e Siddartha da Costa, franqueador da Academia Washington. A conversa será moderada pela consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida.
“Existem muitos termos nesse mercado que podem gerar dúvidas entre quem tem uma empresa e deseja franquear a marca e, também, por quem deseja empreender por meio de franquias. Os conteúdos do Franchising Day foram pensados para atender ambos os públicos”, afirma Alesandra.
O proprietário da Mr. Cheff, franquia de restaurantes em shopping centers, Flávio Eduardo Gagliardi, conta que o negócio, fundado em 2012, se transformou em franquia há seis anos, com o apoio do Sebrae/PR. Além das três lojas próprias em Londrina, ele possui outras 17 franqueadas no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Para manter o padrão de qualidade, ele faz a distribuição de 25 itens e conta com um portfólio de fornecedores homologados para os restaurantes.
Para o empresário, os principais desafios estão na escolha dos franqueados e na elaboração do contrato de franquia. Apesar disso, ele conta que a marca atravessou a pandemia sem fechar uma loja e ainda abriu três novas unidades. Sempre atento aos movimentos desse mercado, Gagliardi diz ter planos de expansão para a marca.
“Estou lançando um formato diferente de franquia, que nasceu dentro da Feira do Empreendedor, em Curitiba. Vamos começar a trabalhar com food trucks, com um valor menor de investimento inicial, para oferecer a empreendedores com menos capital”, adianta.
O franqueado da Gelato Borelli, que possui três unidades da sorveteria em Londrina, Mateus Ferreira, conta que conheceu a marca por meio da família. O irmão e a cunhada são franqueados em Araraquara (SP). Decidiu apostar no negócio, ainda como licenciado, em 2020. Era a 11ª unidade no Brasil. No dia da inauguração, veio o decreto do fechamento do comércio por causa da Covid-19. Foram seis meses de portas fechadas e um cenário de incertezas pela frente.
“Tivemos que desligar toda a equipe e aguardar. Em outubro, quando reabriu o comércio, o cenário era bem adverso. Havia distanciamento social, crianças não podiam frequentar os shoppings. Não tinha cadeiras para consumo. E um dos diferenciais da marca é a experiência com o gelato, sentar e apreciar o sorvete”, lembra.
Apesar disso, o negócio resistiu e cresceu, já que o empresário inaugurou mais duas lojas na cidade. Como franqueado, Ferreira diz ser fundamental acreditar na qualidade do produto e no propósito da marca, além de avaliar o potencial de crescimento.
“Acredito que trabalhar com um modelo de negócio consolidado, validado pelo mercado, ter o suporte da franqueadora é muito importante. Outra grande vantagem é poder trabalhar com uma marca forte”, afirma.
O Franchising Day será realizado no escritório do Sebrae/PR, que fica na avenida Santos Dumont, n°1.335, bairro Aeroporto, em Londrina.