ASN PR Atualização
Compartilhe

Com apoio do Sebrae/PR, médico de Maringá cria serviço de cuidado continuado para idosos

Profissional passou por jornada de capacitação de quatro meses e por consultorias focadas, antes de lançar negócio
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos cresceu mais de 4% ao ano entre 2012 e 2022, representando um incremento de mais de um milhão de pessoas desse segmento populacional por ano. Para atender às demandas desse público, um médico especialista em geriatria e professor universitário de Maringá, no noroeste do Paraná, montou um serviço especializado em cuidados e em bem-estar.

Para criar o Melhor Idade Cuidado Continuado para idosos, o profissional Murylo Cardoso contou com apoio do Sebrae/PR. Isso porque, embora vislumbrasse a oportunidade de empreender, sentiu necessidade de aprofundar seu conhecimento em gestão empresarial.

“Sempre fui disciplinado, mas quando deparei com a possibilidade de abrir um serviço de cuidados para idosos, percebi que precisaria de apoio para entender mais sobre gestão no universo empresarial e procurei o Sebrae”, conta Cardoso.

O profissional passou por jornada de capacitação de quatro meses e por consultorias focadas. No caminho, definiu os serviços que gostaria de oferecer, os organizou em planos, os precificou, fez parcerias e lançou um treinamento gratuito para capacitar novos cuidadores.

Conforme a demanda, a empresa oferece home care com cuidadores ou técnicos de enfermagem, atendimento médico, nutricional, psicológico, supervisão periódica com equipe de enfermagem, coleta de exames, fisioterapia, terapia ocupacional, assistência para a família e, entre outros, câmeras de monitoramento.

Para criar o Melhor Idade Cuidado Continuado para idosos, o profissional Murylo Cardoso contou com apoio do Sebrae/PR. Foto Divulgação

“Precificar foi um dos principais desafios. Foram diversas consultorias até estabelecer o valor adequado para os serviços. Depois, lançamos site, capacitamos mais de 30 cuidadores segundo a nossa metodologia e começamos a prospectar clientes”, explica Cardoso.

Além de passar por capacitações, Cardoso utilizou o Sebraetec para desenvolver a marca e o site da empresa. Trata-se de um programa que subsidia até 70% do valor de projetos que tenham a finalidade de melhorar o desempenho de negócios, nas áreas de design; produção e qualidade; desenvolvimento tecnológico; e sustentabilidade.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Patricia Santini, profissionalizar a gestão desde o início aumenta as chances de um negócio obter sucesso no mercado.

“Alguns veem uma oportunidade, possuem diferencial competitivo e criam vantagem frente aos concorrentes, mas não investem em gestão e acabam enfrentando grandes dificuldades, até mesmo para implantar sua estratégia. Por isso, planejar o negócio, criar estratégias, organizar as finanças, olhar para esses e outros aspectos empresariais, ajuda os empreendedores a minimizarem os riscos da operação”, observa a consultora.

  • capacitação
  • empreendedorismo
  • geriatria
  • idosos
  • medicina
  • negócios
  • Sebrae/PR;