Nesta quarta-feira (25), cerca de 90 agentes de desenvolvimento e atendentes das Salas do Empreendedor das Regionais Curitiba e Leste do Sebrae/PR estiveram reunidos em Curitiba durante o “Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento”. Realizado na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, participaram representantes de 43 municípios.
Ao longo do dia, a programação trouxe palestras, oficinas e troca de conhecimentos e boas práticas entre os atores que promovem o desenvolvimento do empreendedorismo nos municípios da região. Pela manhã, o chefe do Centro Estadual de Desburocratização do Estado, coronel Jean Puchetti, apresentou o programa “Descomplica”, criado a partir do Decreto nº 3.434/2023, que regulamenta a lei de liberdade econômica de baixo risco e busca a desburocratização para abertura de empresas, emissão de licenças e alvarás.
A consultora do Sebrae/PR, Elaine Vidal, explica que o intuito do Encontro, envolvendo as Regionais Curitiba e Leste, foi o de promover troca de informação e conhecimento entre os agentes, aprimorando suas habilidades.
“Trouxemos conceitos técnicos de normas e alvarás estaduais, workshop de comunicação assertiva, com fala organizada no atendimento ao cliente. Outro foco foi a liderança, para que os agentes possam se posicionar tanto em suas equipes de atendimento quanto como líderes nos municípios em que atuam. De janeiro a outubro, tivemos 17,1 mil empreendedores atendidos a mais do que em todo o ano de 2022”, detalha Elaine.
Em 2023, 75,8 mil atendimentos foram realizados pelas 43 Salas do Empreendedor de Curitiba e Regional Leste, que envolve o Vale da Ribeira, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o Litoral paranaense (somando consultorias, feiras, oficinas, cursos, palestras, seminários e rodadas de negócios), superando os 58,7 mil atendimentos no ano passado.
Letícia Justus, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Curitiba desde 2013, foi uma das participantes do Encontro.
“Nossa trajetória é desafiadora, conectando as várias secretarias do município, que ficam espalhadas pela capital. Os encontros anuais do Sebrae/PR são importantes para trazer consciência e relembrar a importância do nosso trabalho enquanto agentes de transformação na vida dos empreendedores que atendemos. É revigorante para nós”, afirma.
Viviane Nery dos Santos, agente de desenvolvimento de Araucária há dois anos, se tornou gestora da Sala do Empreendedor no município.
“Nós buscamos otimizar a rotina dos nossos clientes e empreendedores na Sala do Empreendedor, a experiência acaba sendo um conglomerado de atendimentos, com serviço de crédito, alvará de funcionamento e escritório de compras públicas, tudo no mesmo local. Nossa rotina é de cem atendimentos por dia, em média”, conta.