O município de São Mateus do Sul, com o apoio do Sebrae/PR e da Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe), reuniu produtores rurais e indústrias na sexta-feira (22) com o intuito de promover a cadeia produtiva da erva-mate. O evento realizado no sul do Paraná ofereceu palestras, possibilitou networking e compartilhou informações.
“Promovemos um evento com conteúdos que fazem parte do dia a dia do produtor rural, com informações que podem contribuir com o aprimoramento da atividade, resultando em mais produtividade e renda no campo”, ressalta o presidente da IG-Mathe, Luciano Miguel Kuligovski.
A programação envolveu temas voltados ao manejo da cultura, controle de pragas, nutrição, legislação florestal, perspectivas de mercado, cadeia produtiva, entre outros temas.
A produtora de erva-mate, Eva Blaszczyk, de São Mateus do Sul, avalia que o evento ficará marcado na história da região.
“Foi uma oportunidade para avaliarmos como o alimento está sendo produzido e como tem chegado ao consumidor, aqui, em especial, do jovem, que nós sabemos que não é um grande adepto. Nesse processo todo, precisamos ter equilíbrio e um produto de extrema qualidade”, afirma Eva.
Para o agricultor Anderson Fábio Galli, também de São Mateus do Sul, o evento permitiu o acesso a novos conhecimentos.
“Graças ao evento, entendi melhor a questão da adubação em área sombreada. Se eu não tivesse participado, iria fazer errado na minha propriedade. Economizei dinheiro e sai com conhecimento. E, também, novos conteúdos com relação ao manejo que me ajudaram a perceber como preservar o meio ambiente”, acrescenta Anderson.
Inovação
Para o consultor do Sebrae/PR, Angelo Sirena Neto, poder oportunizar aos agricultores iniciativas como essa têm resultados que vão muito além do aspecto financeiro.
“O Mathelab proporcionou aos produtores o acesso a novos conhecimentos, permitindo a eles inovarem na cadeia produtiva da erva-mate, melhorando os processos produtivos e os resultados”, conclui Angelo.
IG São Matheus
Além de São Mateus do Sul, integram a IG-Mathe os municípios de Antônio Olinto, Rio Azul, Mallet, Rebouças e São João do Triunfo. A IG é reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade da erva-mate que carrega características de solo e clima da região, bem como métodos de cultivo e sabores diferenciados, com boas práticas agrícolas e de produção, garantindo uma identidade única ao produto.