ASN PR
Compartilhe

Em Ponta Grossa, encontro de Políticas Públicas e Liderança inspira transformação nos municípios

Estiveram reunidos líderes públicos e privados para debater inovação, governança e estratégias que impulsionam os pequenos negócios
Por ASN PR
ASN PR
Compartilhe

Nesta quinta-feira (17), o Hotel Bourbon, em Ponta Grossa, foi palco do Encontro de Políticas Públicas e Liderança da Regional Centro do Sebrae/PR. Com o tema “Conectando Territórios para Inovar e Transformar”, o evento reuniu mais de 150 participantes entre prefeitos, secretários municipais, lideranças do setor produtivo, representantes de associações comerciais, conselhos de desenvolvimento e instituições parceiras, representando as regiões dos Campos Gerais e Centro do Estado.

Evento reuniu mais de 150 participantes. Foto: Rogério Junior

A proposta do encontro foi fomentar o diálogo entre os diversos atores que influenciam o desenvolvimento regional, com foco na criação de um ambiente de negócios mais competitivo, inovador e sustentável para os pequenos empreendedores.

Durante a manhã, os participantes acompanharam painéis voltados à desburocratização, compras públicas e boas práticas na gestão pública. Entre os temas discutidos estavam o Decreto 3.434, que regulamenta o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas nas compras públicas; os avanços da RedeSim/Jucepar, que vêm simplificando o processo de abertura e formalização de empresas no Paraná; e as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) sobre governança e conformidade nas ações municipais.

O gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, diz que, mais do que um espaço de diálogo, o evento é um ponto de convergência entre territórios que compartilham desafios semelhantes e que, juntos, podem construir soluções mais inovadoras e eficazes.

Encontro fomentou o diálogo entre os diversos atores que influenciam o desenvolvimento regional. Foto: Rogério Junior

“Nosso objetivo é inspirar e apoiar lideranças para que sejam protagonistas na implementação de políticas públicas que favoreçam o ambiente de negócios e impulsionem o desenvolvimento sustentável em suas regiões. Essas discussões contribuem para que os gestores compreendam como políticas públicas bem estruturadas podem impulsionar o empreendedorismo local e gerar desenvolvimento econômico com responsabilidade e transparência”, explica.

A secretária Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, Faynara Merege, reforçou o compromisso da cidade com relação às políticas públicas que visam o desenvolvimento econômico.

“Somos, hoje, o maior polo industrial do interior do Paraná, e estamos recebendo novas indústrias. Com isso o comércio também vislumbra novos horizontes. Em função disso, temos que pensar políticas públicas que reflitam em toda a sociedade e na cadeia produtiva. Temos um plano de desenvolvimento industrial, e para o segundo semestre estamos focados também no comércio, debatendo com a sociedade para ver qual a demanda e a necessidade atual para atuarmos de forma precisa”, pontua.

Para o vice-prefeito de Castro, Régis Moreno, o evento trouxe informações relevantes para a gestão.

“O Encontro foi extremamente enriquecedor para a gestão pública, especialmente ao trazer mais clareza sobre processos como o credenciamento junto ao TCE e a importância do Selo Arte para as empresas locais. Esses conhecimentos fortalecem a segurança jurídica das nossas ações e nos ajudam a estruturar políticas mais eficazes para fomentar o desenvolvimento econômico em Castro e na região”, comenta.

No período da tarde, o evento incorporou a programação do Líderes em Movimento, com uma abordagem inspiradora voltada ao protagonismo, à comunicação e à inovação como motores da transformação social e econômica. Temas como “Inovação: Eu, o Outro e o Mundo”, “Comunicação: Sem Ela, Não Há Inovação” e “Inteligência Artificial: Humanos e Máquinas” trouxeram provocações sobre o papel humano frente às novas tecnologias, a importância da escuta ativa e a necessidade de lideranças mais preparadas para lidar com as mudanças aceleradas do mundo contemporâneo.

A programação trouxe ainda o case do Selo Arte de Ortigueira, que mostrou como a articulação entre governo municipal, produtores locais e instituições como o Sebrae/PR resultou na valorização dos produtos artesanais da região e na abertura de novos mercados. O Município concentra 33 Selos Arte, maioria deles da atividade apícola e um do requeijão em barra.

O secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de Ortigueira, Alexandre José Moraes, afirma que a cidade se destaca em função da atividade apícola e que, em função disso, desenvolveu plano voltado ao incentivo de agroindústrias familiares para que consigam agregar valor aos seus produtos, ter processo de produção que garanta mais renda no campo e com qualidade de vida.

“Temos um Serviço de Inspeção Municipal estruturado, documentado e com assistência técnica condizente com nossa realidade para conseguimos o Selo Arte. Isso é um avanço, pois vai além das divisas do Município, os produtos certificados abrangem mais mercado e tem a valorização do produto local. Nos últimos anos temos conseguido, juntamente com o Sebrae/PR, desenvolver um excelente trabalho na questão das agroindústrias, mas não dispensando parcerias com outras cadeias produtivas”, comenta.

A realização do evento contou com a participação de parceiros como a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), TCE-PR, prefeituras, associações comerciais e entidades representativas locais.

  • desenvolvimento
  • Encontro Líderes Políticos
  • pequenos negócios
  • ponta grossa