O Sebrae/PR foi sede, na noite desta quinta-feira (25), do lançamento do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, que em 2024 chega à 12ª edição. O festival traz como inovação uma feira gastronômica com 16 estabelecimentos. A programação do evento inclui atrações culturais diversas, com apresentações musicais, grupos folclóricos e artistas circenses, especialmente, voltadas para as crianças.
Maria Lopes Bonamigo, proprietária do restaurante Jeito Mineiro e presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, destaca que a principal novidade nesta edição é a feira gastronômica que ocorrerá entre 26 e 28 de julho, na Praça João Cândido, com foco em pratos típicos paranaenses e a temática “Raízes Culturais”, abordando a história dos povos que colonizaram o Paraná. A feira será ao ar livre, semelhante às feirinhas de bairro que são tradicionais em Curitiba.
“A ideia é que a família venha e curta esses três dias em que estaremos na rua, com uma programação repleta de shows, atrações folclóricas, tours históricos e atividades para crianças, proporcionando um evento memorável e divertido para todos”, disse Maria.
Maria enfatizou a importância do Sebrae na criação da Rede Empresarial, auxiliando na preparação dos empresários durante a revitalização do Paço da Liberdade e fomentando uma união para melhorar a segurança pública, iluminação e outras necessidades do Centro Histórico.
A consultora do Sebrae/PR, Marcia Giubertoni, lembrou que a instituição foi parceira nas 12 edições do Festival. “Os proprietários dos restaurantes prepararam novidades para a feira, incluindo pratos típicos paranaenses. Será uma oportunidade única para explorar e apreciar a riqueza cultural e gastronômica da nossa região”, destacou.
Já o gerente-geral do Bar do Alemão, Jorge Tonatto, destacou a importância de atrair famílias ao Centro Histórico de Curitiba para apreciar sua arquitetura e diversas atrações gratuitas, como o Memorial de Curitiba e várias igrejas.
“Curitiba tem muitas atrações gratuitas, o que é fantástico, especialmente, para os turistas”, disse.
Piquenique
Além da variedade gastronômica, Maria destaca que a feira contará com um espaço “instagramável” com neve e aluguel de toalhas para piquenique, tornando-se um ponto de encontro para famílias e turistas que desejam desfrutar do inverno curitibano.
“A feira está lindíssima, o lugar é maravilhoso, é uma praça cheia de histórias. Além de consumir bastante conteúdo histórico e conhecimento da nossa cidade, quem vier ainda vai desfrutar de produtos incríveis, tornando esses três dias espetaculares para as famílias”, convidou Maria.
Produtos com IG
Neste ano, aqueles que passarem pela feira gastronômica do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, também terão a oportunidade de adquirir produtos paranaenses com Indicação Geográfica (IG) e marcas regionais na loja Origens Paraná. A lojinha funciona em parceria com o modelo de negócio Vendinha, no qual o cliente realiza todo o processo de compras e o pagamento.
O Festival de Inverno de Curitiba inicia sua programação nesta sexta-feira, 26 de julho, com a abertura da Feira Gastronômica na Praça João Cândido, às 17 horas.
-