Nesta quinta-feira (25), foi apresentado o Estudo Mercadológico dos Produtos Turísticos do Destino Guaratuba e lançado o programa Destino Turístico Inteligente (DTI), em uma parceria entre a Prefeitura de Guaratuba e Sebrae/PR. Durante o evento realizado no Hotel Villa Real, o Sebrae/PR apresentou o Estudo Mercadológico de Produtos Turísticos do Destino de Guaratuba. O prefeito Roberto Justus, empreendedores e representantes do Sebrae marcaram presença no evento.
A Prefeitura de Guaratuba contratou o Sebrae para analisar os produtos turísticos existentes e os potenciais visando a indicação de possíveis experiências nos mais diversos formatos de atrativos turísticos com vistas às segmentações e nichos.
Dentro das propostas mercadológicas para o turismo de Guaratuba, foram detalhadas diversas linhas de produtos, como turismo de sol e praia, de natureza e aventura (explorando os potenciais da Mata Atlântica), náutico e de pesca, de eventos, de experiências gastronômicas, turismo religioso, histórico e cultural.
Na ocasião, como uma sequência do embasamento que o estudo proporcionará ao turismo da cidade, foi lançado o Programa Destino Turístico Inteligente para Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
A consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, compartilhou detalhes sobre as principais abordagens do programa Destino Turístico Inteligente.
“O Ministério do Turismo define um destino inteligente aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável comprometido com pilares que impactam, positivamente, a qualidade de vida dos moradores e a experiência do turista”, detalha.
Em Guaratuba, a primeira ação será um diagnóstico inicial do município, com base em quatro pilares: inovação, sustentabilidade, experiência e governança. A segunda abordagem, conforme a consultora, é o fortalecimento da governança, através da colaboração entre representantes dos setores público e privado, universidades, empresas de turismo e tecnologia com os direcionamentos estratégicos obtidos no diagnóstico. Na sequência, acontece a ação com as empresas do turismo que terão a oportunidade de formatar novos produtos turísticos de experiência no destino. Essas ações têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento e a sustentabilidade do turismo no território do Litoral
O prefeito Roberto Justus destacou o compromisso da administração municipal em fortalecer o potencial turístico de Guaratuba e promover o crescimento econômico sustentável da região. Ele ressaltou a importância do turismo como gerador de empregos e de desenvolvimento sustentável, afirmando que o setor está sendo reconhecido como uma alternativa para o crescimento econômico, a preservação ambiental e a integração com as tecnologias.
“A noção do turismo inteligente vem se consolidando como uma grande alternativa não apenas de lazer, mas, principalmente, de desenvolvimento, geração de emprego e preservação do meio ambiente”, afirmou.
Justus ainda reconheceu o impacto positivo que o trabalho conjunto está causando em Guaratuba, especialmente, nos investimentos no turismo e no desenvolvimento sustentável da região.
Presenças
Entre as lideranças presentes, estiveram o vereador Fabiano da Caieiras, do presidente da Agência do Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, José Reis, do secretário municipal de Urbanismo, Donato Focaccia, do secretário de Habitação, Edilson Kalat, do chefe de Gabinete, Antônio Emilio Caldeira, do subprefeito de Coroados, Claudio Dal Col, da diretora de Turismo e Cultura, Thais Salvi, a secretária de Cultura e Turismo, Adriana Corrêa Fontes, e do procurador fiscal, Marcelo Bom.