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Lojas de rede de produtos naturais obtêm Selo de Referência do Comércio

ProSaúde, em parceria com o Sebrae/PR e Fecomércio PR, realizou ação a fim de apoiar comerciantes a aprimorar a gestão e o atendimento
Por ASN Paraná
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Unidades da rede de licenciados ProSaúde do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul e Bahia conquistaram o Selo de Referência do Comércio, que atesta a qualidade do atendimento oferecido. O reconhecimento é concedido pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR, após submeter as lojas a um processo rigoroso de avaliação.

Ao todo, 35 licenciados participaram. Só ao atingir os critérios estabelecidos pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, as lojas receberam o Selo de Referência do Comércio. Foram levados em conta resultados obtidos no Diagnóstico de Loja Sebrae e no Diagnóstico de Avaliação de Gestão, que, juntos, avaliam questões como estrutura, atendimento, gestão, liderança, compromisso, aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, desenvolvimento sustentável, orientação por processos, geração de valor, pensamento sistêmico, entre outros aspetos.

“O programa cumpre o papel fundamental de elevar a competitividade do comércio paranaense, ao estimular a melhora contínua das empresas nos seus múltiplos aspectos”, observa o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

De Marechal Cândido Rondon, região oeste do Paraná, a fundadora e gestora da rede, Sandra Klein, sócia de Alcir Klein e Jaqueline Bressan, diz que busca inovações e melhorias desde a abertura da primeira loja, há 22 anos. Foi por isso que ela procurou o programa, além de apoiar os licenciados a aperfeiçoar a gestão dos negócios.

“Cada licenciado teve uma experiência diferente, com relatos de que o processo contribuiu com direcionamentos e para o despertar de necessidades. Além disso, a partir dos diagnósticos, eles poderão continuar aprimorando a gestão. O Selo despertou um espírito empreendedor mais arrojado”, finaliza Sandra.

Além dos resultados dos diagnósticos feitos ao longo de seis meses, processo finalizado no fim de janeiro, ao final, os lojistas receberam um relatório individualizado, com descrição de pontos fortes e de melhorias.

Com sete lojas em municípios do Paraná, sendo que três receberam o Selo Ouro e quatro ficaram com o Prata, Marco Antônio Damke, de Santa Helena, oeste do Estado, conta que, a partir dos apontamentos, notou tanto estratégias que vinham sendo bem empregadas como aquelas que precisavam de ajustes, a exemplo do atendimento por meio de plataformas digitais e a gestão de finanças.

“Passamos por etapa de gestão, depois avaliação da parte física da loja, organizacional e do atendimento. Há pontos que podemos profissionalizar um pouco mais, e tivemos certeza de promover as mudanças a partir do olhar de fora que recebemos”, avalia Marco.

“Os selos Prata e Ouro vieram em razão dos treinamentos e alinhamentos que sempre realizamos, bem como pela oferta de cursos oferecidos pela rede. É um reconhecimento que ajudará a alavancar o nosso negócio”, completa.

Lojas de Marco Antônio Damke ganharam selos Ouro e Prata. Foto: Divulgação.

A unidade de Acreúna, em Goiás, conquistou o Selo Ouro. Segundo a proprietária, Michelle de Lucca, o atendimento presencial é o ponto forte do negócio.

“As colaboradoras dominam as informações sobre os produtos, acessam a plataforma de cursos disponibilizada pela rede, e estamos sempre trocando informações. No processo para a obtenção do Selo, instituímos uma rotina de reuniões para tirar dúvidas e fazer sugestões, o que deve afinar ainda mais o atendimento”, diz Michelle.

Sobre a conquista do Selo, a empreendedora destaca a repercussão entre os clientes da loja

“Diversos clientes vieram nos parabenizar. O Selo trará credibilidade para nosso negócio. Além de o retorno ser gratificante, é mais um sinal de que estamos seguindo o caminho certo”, comemora Michelle.

Michelle de Lucca, de Acreúna, em Goiás, comemora o Selo Ouro. Foto: Divulgação.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich, o programa promove o desenvolvimento dos negócios participantes e do setor em geral.

“O Selo é uma das estratégias para fortalecer o comércio dentro de um projeto setorial que temos. Desta vez, o trabalho foi com a rede, que manifestou interesse em implementar melhorias. Avaliamos a gestão, com ênfase no atendimento, com uma das etapas de cliente oculto, quando um profissional vai à loja a fim de avaliar o serviço, de forma que os atendentes não percebam que estão sendo avaliados”, explica a consultora.

Classificação

As unidades que atingiram nota entre 70 e 80 receberam o Selo Bronze; as que somaram entre 81 e 90 conquistaram o Selo Prata; e as lojas que pontuaram acima de 91, obtiveram o Ouro.

Ouro

Marechal Cândido Rondon – Avenida Rio Grande do Sul (Paraná)

Nova Santa Rosa (Paraná)

Loanda (Paraná)

Goioerê (Paraná)

Iporã (Paraná)

Santa Helena (Paraná)

Quedas do Iguaçu (Paraná)

Altônia (Paraná)

Missal (Paraná)

Acreúna (Goiás)

Wenceslau Braz (Paraná)

Marechal Cândido Rondon – Rua Santa Catarina (Paraná)

Peixoto de Azevedo (Mato Grosso)

Matupá (Mato Grosso)

Mercedes (Paraná)

Prata

Ubiratã (Paraná)

Itapejara D’Oeste (Paraná)

Nova Prata do Iguaçu (Paraná)

Ampére (Paraná)

Itaipulândia (Paraná)

Chopinzinho (Paraná)

Passo Fundo (Rio Grande do Sul)

Boa Esperança (Paraná)

Guaraniaçu (Paraná)

Sapezal (Mato Grosso)

Caarapó (Mato Grosso do Sul)

Bronze

Criciúma (Santa Catarina)

Gaúcha do Norte (Mato Grosso)

Luís Eduardo Magalhães (Bahia)

Iguatemi (Mato Grosso do Sul)

Cruzeiro do Oeste (Paraná)

Terra Roxa (Paraná)

Blumenau (Santa Catarina)

Cuiabá (Mato Grosso)

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