Conhecer as práticas exitosas do ecossistema de inovação de Posadas, na Argentina, foi o objetivo da Missão Técnica Internacional promovida pelo Sebrae/PR e pelo Comitê Territorial La Frontera, no início deste mês de julho, que reuniu 27 participantes entre empresários, professores e entes públicos dos municípios de Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Planalto, Capanema, Ampére, Realeza, Manfrinópolis, no Paraná, Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, e da cidade argentina de San Antonio.
A Missão Técnica visitou o Silicon Misiones, o Parque Industrial e Tecnológico, a Escola de Inovação e a Escola de Robótica. O intuito foi proporcionar experiências e conhecimento de práticas que deram certo lá e podem ser replicadas nos municípios brasileiros, como explica o consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes.
“Todos nós alcançamos perspectivas diferentes sobre a inovação. É importante para que a gente possa absorver o que for interessante e, dentro de um cenário possível, aplicar ideias parecidas também aqui, com o intuito de aperfeiçoar os nossos ecossistemas cada vez mais”, afirma Francisco.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unetri Faculdades, professor Cleonir Luiz Welter, definiu a experiência como extremamente enriquecedora.
“Permitiu a nós, participantes, a oportunidade de conhecermos diferentes modelos de negócios e entendermos como a inovação, com uso de ferramentas tecnológicas, pode ser um catalisador para o desenvolvimento de uma região, principalmente quando há forte ligação entre os setores público e privado, proporcionando e incentivando uma nova forma de aprender e se preparar para o mercado de trabalho, que cada vez mais busca profissionais inovadores e empreendedores”, destaca Cleonir.
Já para a empreendedora e coordenadora do eixo de inovação do Comitê La Frontera, Sabrina Borges, a Missão Técnica possibilitou ver e avaliar o que a Argentina tem feito na área da inovação.
“Presenciamos boas práticas e iniciativas inovadoras que são possíveis de implementarmos aqui. O caminho é árduo, mas é possível. Interessante foi observar o olhar dos argentinos para o Brasil, destacando como temos avançado. Gosto muito de sair da caixinha, expandir a visão, ter uma percepção mais holística para também evoluir na nossa realidade”, diz Sabrina.
A professora Bernardete Maria Dettoni Modzinski, avaliou que o momento foi de análises e reflexões sobre como o conhecimento pode ser um meio para transformar a realidade.
“Sabemos que o mundo da tecnologia esta aí e não tem volta. O futuro é agora e é preciso inovar. Foi muito bom poder viver a cultura de nossos irmãos e ver como a educação pode ser transformada começando pelas crianças, adolescentes e jovens, que certamente seroa os semeadores deste futuro”, conclui Bernardete.
Além de explorarem e conhecerem o ecossistema local de inovação, os integrantes da Missão Técnica conheceram pontos turísticos e históricos de Posadas, o que permitiu uma imersão na cultura local.
Parceria
Em junho deste ano, Brasil e Argentina formalizaram um Marco de Intenção de Cooperação multilateral assinado pelo Sebrae/PR e a Silicon Misiones. O acordo visa estabelecer cooperações em diversas áreas de interesse mútuo, incluindo a área científica, jurídica, econômica, educativa, turística, entre outras. A intenção é que, por meio do conhecimento conjunto, instituições brasileiras e argentinas sejam fortalecidas com reflexos, também, em relação a competitividade das micro e pequenas empresas de Misiones. O termo foi assinado durante o ConectaPR, que aconteceu em Curitiba.