Programação oportuniza que participantes conheçam alguns dos produtos turísticos desenvolvidos em Foz do Iguaçu
O Sebrae/PR e a Fecomércio PR irão promover a “Visita de Experiência do Turismo”. A vivência, programada para esta quinta-feira (1º), vai passar por dois produtos diferenciados e um case de sucesso, que poderão agregar na experiência turística vivida em Foz do Iguaçu. A iniciativa pretende evidenciar os atrativos do município e mostrar aos participantes do Festival das Cataratas parte do resultado do trabalho da Jornada de Formação de Produtos Turísticos, da Rede de Agentes de Turismo.
“Passaremos pela Oficina do Sorvete, que criou um menu de degustação de sete sabores que compõem a linha Sabores do Iguaçu, cujas receitas levam ingredientes nativos e sustentáveis da região; e pela 277 Craft Beer, que produz cervejas artesanais e tem foco no desenvolvimento de bebidas que levem produtos com Indicação Geográfica no Paraná”, descreve a consultora do Sebrae/PR, Maisa Silvestre.
Em Foz do Iguaçu, trinta empresas participaram da Jornada de Formação de Produtos Turísticos da Rede de Agentes de Turismo, englobando diversas áreas como turismo rural, náutico, de aventura, de bem-estar, gastronômico e de experiência. Com os produtos turísticos formatados, uma comissão, formada por representantes do Sebrae/PR, da Paraná Turismo e da Secretaria Municipal de Turismo, iniciou a etapa de validação.
“Validamos dez experiências que estavam prontas para serem oferecidas ao mercado e continuaremos trabalhando com as demais. Nossa expectativa é mostrar que Foz do Iguaçu vai muito além das belezas naturais e pode, sim, oferecer vivências diferentes para o turista”, enfatiza a coordenadora da regional oeste da Paraná Turismo, Elaine da Luz.
Durante a jornada, os empresários também tiveram contato com influenciadores digitais, empreendedores dos setores de turismo e inovação e consultorias gratuitas, oferecidas pelo Sebrae/PR. Um combo que, segundo o idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, acelerou o desenvolvimento dos produtos e terá evidência durante o evento.
“O Festival reúne representantes da cadeia turística de toda a América Latina e é um evento que, além dos atrativos, dá espaço para a exposição de soluções inovadoras, tecnologias e novos produtos turísticos. Por isso, esperamos que a experiência do Sebrae/PR e da Fecomércio PR sirva como vitrine para essas empresas, impulsionando essas novidades criadas especialmente para tornar a visita à Foz do Iguaçu ainda mais especial”, acrescenta Paulo.
Inscrições
A vivência de experiência do turismo, que ocorrerá nesta quinta-feira (1º), durante programação do Festival das Cataratas, está com as inscrições abertas e tem vagas limitadas. Para garantir a vaga, portanto, basta acessar os seguintes links para a Oficina do Sorvete, e para o 277 Craft Beer.
A Vila A Inteligente, que tem trabalhos diferenciados no que diz respeito à implantação de ações inovadoras e tecnologias para as comunidades, também disponibilizou a possibilidade de visitação no dia 1º e no dia 02. Para fazer a inscrição, basta acessar endereço digital para a visita na quinta-feira e para a visitação na sexta.
A jornada
O trabalho da Jornada de Formação de Produtos Turísticos da Rede de Agentes de Turismo contemplou 258 empresários paranaenses, de 15 destinos diferentes, sendo eles: Antonina, Morretes, São José dos Pinhais, Lapa, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Apucarana, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória e Foz do Iguaçu.
A programação, que vai até o fim de 2023, contempla a realização de workshops sobre turismo, marketing, resgate cultural e formatação de produtos, incluindo o processo de divulgação e da escolha estratégica de nomes para o que foi criado.
Sobre o Festival
O Festival das Cataratas será realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Rafain Palace Hotel & Convention Center (Avenida Olimpio Rafagnin, nº 2357). No evento, além de promover a Visita de Experiência do Turismo, o Sebrae/PR marcará presença com um estande, no rol principal da feira, com exposição de empresas de todo o Brasil, além de rodadas de negócios, pitches (apresentações rápidas e dinâmicas de empresas e soluções), exposição de produtos turísticos de todo o País e espaço para orientações a empreendedores.
Também fazem parte da programação o Hackatour Cataratas, o MICE Cataratas, as Rodadas de Negócio, Arena Tecnológica, Arena Gastronômica, Mostra de Produtos Regionais, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo e Espiritualidade.