ASN PR Atualização
Compartilhe

Novidade, gelato de melado faz sucesso a partir de receita especial

Produto virou sensação e traz sabores e texturas únicos com matéria-prima do sudoeste do Paraná
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

No sudoeste do Paraná, o município de Capanema, conhecido nacionalmente como a Terra do Melado, produz 400 toneladas do produto anualmente, de forma artesanal, por meio de agroindústrias familiares. A combinação de diversos elementos resulta em produtos exclusivos, reconhecidos especialmente pelo sabor. Tamanha dedicação a atividade pelos produtores, resultou também na conquista do Selo da Indicação Geográfica (IG), que enaltece a qualidade genuína do melado e a sua origem.

E, um dos produtos feitos com esse melado, em Araucária, cerca de 600 km de Capanema, tem feito sucesso por ser uma novidade e pelo sabor: o gelato com o melado do sudoeste do Paraná.

O gelato com o melado do sudoeste do Paraná faz sucesso em Araucária, na regiao metropolitana de Curitiba. Foto: Divulgação

A ideia de produzir um gelato a partir do melado surgiu de uma Missão Técnica realizada pelo Sebrae/PR para a cidade de Capanema. Durante a viagem, a empreendedora Elizete Knapik, da Di Piallato Sorveteria, localizada em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, conheceu o produto.

“Conversando com a Mariela, da agroindústria Haas, nós contamos que fazíamos gelatos diferentes, como o de cerveja e lavanda. Foi aí que surgiu a curiosidade em produzir um gelato com o melado. Mais tarde ela nos enviou, pelos correios, o melado batido e o escorrido. A receita deu certo e hoje o produto é uma grande sensação aqui”, conta Elizete.

A empresa oferta experiências sensoriais para os consumidores. De acordo com Elizete, o sorvete feito partir do melado tem um sabor especial.

“A produção é toda artesanal, o gelato é servido a uma temperatura de 13 graus negativos. Ele é feito de duas formas, com o melado escorrido e um toque de limão ou com o sorvete de nata e o melado escorrido nele. Tem muitas famílias de outras cidades que, quando ficam sabendo da novidade, vêm para Araucária só para experimentar”, conta a empresária.

Além de ser consumido in natura, o melado é usado como adoçante natural em receitas, cobertura para sobremesas e ingrediente em produtos de confeitaria e panificação. Mariela Haas, da Agroindústria Haas, conta que a parceria com a sorveteria aconteceu naturalmente.

“Durante a Missão Técnica, na oportunidade, buscando agregar ainda mais valor ao nosso produto, perguntei a eles sobre a possibilidade de desenvolver um sorvete com o melado. A ideia foi aceita e hoje entregamos em torno de cinco quilos todos os meses para a Elizete. O sabor do sorvete ficou maravilhoso”, comemora Mariela.

Ela recorda que o produto é a principal renda da família há 10 anos. Segundo a empresária, as vendas aumentaram muito depois da conquista do selo da Indicação Geográfica (IG). Atualmente, o negócio é responsável pela comercialização mensal de mais de 5 mil quilos do produto.

“As vendas aumentaram depois do reconhecimento que a Indicação Geográfica nos trouxe. Atualmente, além das regiões oeste e sudoeste do Paraná, vendemos também para os estados do Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Santa Catarina”, conta a empreendedora.

Gelato traz um sabor especial a partir de receita especial. Foto: Divulgação

Conquista da IG

Com o passar dos anos e a profissionalização cada vez mais frequente da atividade, o melado conquistou a IG. Concedida aos produtores por meio da Associação Doce Iguassu, a certificação agregou ainda mais valor ao produto, que já é revendido em outras regiões do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, pontua que a IG permitiu aos produtores da região reposicionar o melado e agregar valor.

“Esse reconhecimento trouxe ainda mais notoriedade para o melado de Capanema, uma vez a IG na modalidade de Indicação de Procedência certifica o município como um centro de produção de melado, valorizando o que é feito lá através dos agricultores e também em razão do terroir local, que garante um sabor e textura únicos ao produto”, conclui Alyne.

Feira do Empreendedor 2024

Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.

  • empreendedorismo
  • empreendedorismo feminino
  • melado
  • Sebrae/PR;
  • sudoeste do Paraná