ASN PR Atualização
Compartilhe

Novo city tour urbano será aberto aos turistas de Londrina, em setembro

Com apoio do Sebrae/PR, a Rota do Café acaba de lançar o Londrina Coffee Tour, um passeio de ônibus guiado sobre a história da cidade e a sua relação com a cafeicultura
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

A Rota do Café, com apoio do Sebrae/PR, acaba de lançar um city tour urbano, em Londrina. O primeiro passeio do Londrina Coffee Tour pelas ruas da cidade foi realizado, na tarde desta segunda-feira (28), apenas para convidados. A atração será aberta aos turistas e demais interessados a partir de 9 de setembro.

O passeio será realizado em parceria com a empresa Trenzinho Cantoni, com um ônibus turístico, de dois andares e capacidade para 80 pessoas, uma réplica do modelo britânico. Os passageiros vão sair do Museu Histórico de Londrina e percorrer os principais pontos da área central.

O roteiro guiado conta a história de Londrina a partir de marcos importantes da cidade. Entre os pontos de destaque da atração sobre rodas estão o recém-inaugurado Museu do Café, o Marco Zero, a rodoviária, a rua Sergipe, o Museu de Arte, a Avenida Higienópolis e suas mansões históricas, a Catedral, a Concha Acústica, o Relojão, o Cine Teatro Ouro Verde, além de importantes praças e edifícios do centro.

Museu do Café, que acaba de ser aberto ao público, é uma das atrações do roteiro urbano. Foto: Divulgação/Sesc Paraná.

A presidente da Associação Rota do Café Paraná, Fernanda Correa, diz que, inicialmente, o passeio será ofertado aos visitantes todo segundo sábado do mês, sempre com saída do Museu Histórico de Londrina. Os interessados poderão adquirir os ingressos antecipadamente pelo site da Rota do Café: https://www.rotadocafeparana.com.br/.

“Esse produto foi desenvolvido com o apoio do Sebrae. Conseguimos formatar o roteiro a partir da participação em workshops e mentorias”, conta Fernanda.

Ela afirma que todos os dias recebe pedidos para a realização da Rota do Café, passeio pelas fazendas da região, que é ofertado uma vez ao mês. A ideia de criar um tour urbano é atender a essa demanda de visitantes que desejam conhecer mais sobre a história da cidade. O Londrina Coffee Tour é apenas uma das opções que serão ofertadas.

“Também estamos preparando outros passeios envolvendo cafeterias, museus e restaurantes que fazem parte da Rota do Café”, adianta.

A consultora do Sebrae/PR, Leda Terabe, diz que a instituição trabalha com a formatação de produtos turísticos de experiência em todo o Estado. Para ajudar a criar o roteiro urbano para a Rota do Café, representantes da associação e demais envolvidos participaram de uma série de capacitações da Jornada de Formatação do Produto Turístico de Experiência.

“Temos um déficit de experiências que contam a história da cidade e pretendemos rechear o catálogo de produtos a serem ofertados para os turistas”, comenta.

A diretora de Turismo da Codel, Márcia Tanisawa, lembra que o passeio realizado nesta segunda-feira foi um projeto piloto para que membros da Governança do Turismo conhecessem o itinerário e apontassem sugestões.

“Estamos regulamentando as rotas turísticas de Londrina e essa rota urbana oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco da nossa história e cultura”, aponta.

O professor de história e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Londrina, Leandro Henrique Magalhães, destaca a importância desse tipo de atrativo não apenas para os turistas, mas também para os moradores da cidade e região, que podem se reconhecer na própria história e desenvolver um cuidado maior com Londrina.

“Existem alguns marcos identitários na história de Londrina. O pé vermelho e o café estão entre eles. Ter um espaço em que o café é o protagonista é fundamental para a nossa cidade”, ressalta.