ASN PR Atualização
Compartilhe

Pequenas empresas conquistam o selo Qualidade no Turismo do Paraná

Negócios tiveram altos índices de conformidade em relação à gestão e atendimento ao cliente, além de aspectos como sustentabilidade e inovação
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Trinta e oito pequenos negócios foram reconhecidos com o selo Qualidade no Turismo do Paraná, que certifica estabelecimentos turísticos com alto padrão de qualidade relacionados à gestão e aos serviços. A entrega ocorreu na última sexta-feira (28), durante a Expo Turismo Paraná 2025, em Curitiba.

Premiados, representantes das instituições e participantes durante o prêmio, que reforça a potência do turismo paranaense e celebraram os vencedores do prêmio. Fotos: Inove.

A cerimônia entregou a 38 empresas o reconhecimento nas categorias Ouro, Prata e Bronze, além de conceder o Prêmio Aldo Carvalho ao negócio que obteve a maior nota da avaliação que, nesta edição, ficou com a vinícola Família Fardo, de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. No ciclo, 241 micro e pequenas empresas aderiram ao processo de adequação ao Selo, com um aumento de faturamento médio de 23% e da carteira de clientes em 55% para os participantes.

Para o vice-governador e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, o trabalho conjunto em favor dos empresários de turismo do Estado está diretamente relacionado à qualidade dos negócios.

Darci Piana destacou a força da parceira entre as instituições como fator fundamental para o crescimento do turismo do Paraná.

“Os resultados que observamos são fantásticos e refletem o trabalho de apoio aos empresários, para que eles possam administrar melhor os seus negócios, com qualidade na prestação de serviços. Juntas, instituições como o Sebrae/PR, a Fecomércio PR e o governo do Estado estão fazendo a sua parte e o resultado é que temos um turismo com crescimento acima de 30%. Juntos, vamos mais longe”, ressalta Piana.

Dados recentes demonstram a potência do turismo paranaense. Segundo números do IBGE, o setor cresceu 7,1% entre fevereiro de 2024 e janeiro deste ano, tendo a terceira melhor variação do País. Apenas em janeiro, o Paraná recebeu mais de 206 mil turistas internacionais, o maior número para o início de ano desde o começo dos registros históricos. Além disso, informações da Receita Federal indicam que, hoje, o Estado possui 171 mil empresas do setor de turismo, sendo 89% delas de pequeno porte.

Em sua fala, Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, pontuou que o impacto do Selo vai além da confirmação da excelência das empresas vencedoras. Na sua visão, os negócios bem avaliados refletem um turismo mais forte e rentável no Estado.

Vitor Tioqueta reiterou o impacto positivo das empresas vencedoras do selo na economia do Estado.

“O turismo no Estado se fortalece ainda mais com iniciativas como o Selo. São empresas que investiram no aprimoramento de seus negócios e que contribuíram diretamente para a melhoria da qualidade do turismo em suas regiões. São negócios que merecem o nosso reconhecimento, pois a busca incessante pela excelência se traduz em melhores processos e maior lucratividade para as micro e pequenas empresas atendidas pelo programa”, afirma Tioqueta.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Secretaria de Estado do Paraná (Setu), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR). Todas as chanceladas estão disponíveis no site do Sebrae/PR: https://www.sebraepr.com.br/melhoresdoturismo/.

Na entrega do selo Qualidade no Turismo do Paraná, cinco pequenos negócios que se destacaram na jornada, receberam a maior nota da avaliação. Confira quais são as melhores empresas de turismo do Paraná.

Prêmio Aldo Carvalho
Da Vinícola Família Fardo, Justina recebeu dois troféus: Prêmio Aldo Carvalho e o selo na categoria Gastronomia.

A maior pontuação e que, portanto, ficou com o Prêmio Aldo Carvalho (e com a categoria “Gastronomia”) foi a vinícola Família Fardo, de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. Com a entrada no mercado em 2014, a empresa investiu em uma experiência que traz a harmonização de vinhos com pratos especiais, novas máquinas de produção da bebida, ampliação da infraestrutura, além da busca por processos como a certificação ESG e do reaproveitamento de resíduos da uva. A entrega do prêmio foi feita por Álvaro Pavanelli, irmão de Aldo Carvalho, criador do Selo que faleceu em 2020.

Justina Fardo, administradora do negócio, pontua que a busca pelo aprimoramento da experiência na vinícola foi fundamental para a conquista do prêmio.

“Estou sem palavras. É uma honra receber um prêmio tão especial, mas, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade muito grande. Nós investimentos e buscamos apoios externos, como o do Sebrae/PR e da Fecomércio PR, para poder viver esse momento incomparável. A conquista é um reflexo do crescimento que tivemos”, observa Justina.

Secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos; Justina da Vinícola Família Fardo; Darci Piana, vice-governador; Alvaro Pavanelli; e Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Meios de hospedagem

A conquista do Selo também premiou empresas com décadas de atuação e que buscaram o aperfeiçoamento dos seus processos, resultando em um grau de excelência. Vencedor na categoria “Meios de hospedagem”, o Hotel Planalto Select, de Ponta Grossa, destaca a união entre a confiabilidade de uma grande rede com a atenção aos detalhes de um hotel exclusivo, como conta o diretor executivo do estabelecimento, Daniel Wagner.

“O Selo nos motiva a melhorar e lapidar nossas técnicas de gestão e nossa busca incansável pela satisfação do cliente. Ele é também uma chancela de qualidade, que garante que o hotel é um local confiável para se hospedar. Ao aliar confiabilidade e cuidado com os detalhes, algo em que as equipes das instituições têm nos ajudado há quase duas décadas, conseguimos crescer e aprimorar o negócio”, comenta o diretor executivo.

Irapuan Cortes, presidente da Abeoc/PR; Daniel Wagner, do Hotel Planalto Select; e Paulo Iglesias, presidente da ABIH-PR.
Agência de viagens

Na categoria “Agência de viagens”, a empresa vencedora do Selo foi a Vivenciar Turismo, de Curitiba, que se consolidou no mercado com a promoção de experiências que conectam turistas com a cultura e a natureza da região da capital. Para Marcelo Teixeira, CEO da agência, o reconhecimento coroa uma política de treinamentos e orientações internas que resulta em uma melhor qualidade dos roteiros oferecidos.

“Desde 2021, nosso objetivo foi valorizar o turismo de experiência, garantindo acessibilidade e diversidade para os visitantes. A certificação valida nosso trabalho e nos deixa fortalecidos, pois reconhece o nosso esforço para trazer melhores práticas de turismo, uma equipe capacitada e processos otimizados”, conta Teixeira.

José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças; João Rigon Filho, presidente da Abav/PR; Marcelo Teixeira, da Vivenciar Turismo.
Atrativo turístico

O Selo Ouro da categoria “Atrativo turístico” foi concedido à empresa Muro Alto Eventos, de Quatro Barras, que já havia conquistado a mesma certificação na edição anterior da premiação. Criado em 2017, o empreendimento oferece soluções para eventos corporativos e conta hoje com uma estrutura que inclui suítes e chalés de hospedagem, prontos para atender diversos públicos. Thammy Tonegawa, diretora da empresa, avalia que o Selo é essencial para manter um alto nível de qualidade dos serviços.

“O processo de adequação do Selo é o que nos permite avaliar processos e identificar ajustes que aprimoram a experiência dos clientes. Como, no dia a dia, esses pontos podem acabar ficando em segundo plano, o olhar externo nos ajuda a manter um alto padrão de qualidade”, destaca Thammy.

Secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos; Thammy Tonegawa, da Muro Alto Eventos; Darci Piana, vice-governador; e Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Eventos

A conquista do Selo Ouro na categoria “Eventos” ficou com a De Angeli, de Foz do Iguaçu. O negócio, criado em 2008, se consolidou como uma empresa de organização de grandes eventos, que hoje conta com 14 colaboradores e, segundo o proprietário, Paulo de Angeli, uma forma diferente de divulgar a cidade como destino turístico.

“Com o tempo, evoluímos para uma empresa de grandes eventos e mudamos a forma de divulgar Foz do Iguaçu, dando à cidade o valor e a grandiosidade que ela merece. O Selo é a confirmação do nosso compromisso com a melhoria contínua dentro do negócio, em um processo no qual contamos com muito apoio”, indica Angeli.

César Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR; Paulo De Angeli, da De Angeli; e Carlos Alberto de Sotti Lopes, diretor do Sesc PR.
Conheça os critérios

O selo Qualidade no Turismo no Paraná tem como objetivo a melhoria na gestão e qualidade dos serviços oferecidos pelo setor turístico do Estado, por meio da adoção de boas práticas e aumento da competitividade, eficácia e flexibilidade das empresas. A avaliação dos negócios é uma iniciativa que conta com a participação, além do Sebrae/PR, Fecomércio PR e ABAV-PR, da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc-PR).

O Selo é destinado a micro e pequenas empresas paranaenses das áreas de agências de viagens, eventos, gastronomia, hospedagem, transportes e atrativos turísticos. A certificação dos negócios conta com um diagnóstico de excelência em gestão e avaliação de um turista oculto. A pontuação mínima para a obtenção do certificado é de 80 pontos; a empresa com a maior nota em sua categoria recebe o troféu Qualidade no Turismo do Paraná e a empresa com a maior nota dentre todos os participantes, recebe o Prêmio Aldo Carvalho.

Selo Qualidade no Turismo do Paraná é resultado de diversas parcerias. 

A premiação, que chega à sua 6ª edição, ainda contou com a presença do secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos; o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; o presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paulo de Angeli; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), João Rigon Filho; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Luís Fernando Menuci; Paulo Iglesias, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR); Patrícia Albanez, a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR; Paulo Nauiack, vice-presidente da Fecomércio PR; Giovanni Bagattini, Assessor da Presidência da Fecomércio Paraná; Carlos Alberto de Sotti Lopes, diretor do Sesc PR; e Sidnei Lopes de Oliveira, diretor do Senac PR.

  • curitiba
  • Fecomércio PR
  • foz do iguaçu
  • ponta grossa
  • premiação
  • Quatro Barras
  • Selo de Qualidade
  • Setu
  • turismo