ASN PR Atualização
Compartilhe

Sebrae aponta áreas com potencial de inovação na região metropolitana de Curitiba

Estudo foi apresentado em Fórum realizado em São José dos Pinhais, que reuniu os ecossistemas de inovação
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Estudo foi apresentado em Fórum realizado em São José dos Pinhais, que reuniu os ecossistemas de inovação

Empresários da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) participaram, nesta segunda-feira (31), do Fórum Regional de Ecossistemas de Inovação. Durante o evento realizado pelo Sebrae/PR em São José dos Pinhais, foram apresentados a metodologia e os primeiros resultados dos mapeamentos de ecossistemas de inovação da região.

O mapeamento dos ecossistemas, realizado pelo Sebrae/PR, apontou que as áreas de metal mecânica, químicos e agronegócio concentram as principais empresas inovadoras e startups da Região Metropolitana de Curitiba. Consequentemente, de acordo com o gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, estes são os setores que impulsionam o desenvolvimento econômico pela inovação.

No ano passado, foi realizado o mapeamento dos ecossistemas de inovação da capital. Em 2022, foi a vez dos ecossistemas nos municípios de Fazenda Rio Grande, Rio Negro e Pinhais. Há, ainda, a implantação do Sistema Regional de Inovação (SRI) dos municípios do litoral paranaense.

Lideranças e empresários da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) no Forum. Foto: Inove

Perdomo explica que a metodologia do mapeamento segue princípios de desenvolvimento econômico local. E, tem como objetivo identificar as potencialidades dos municípios, em termos de inovação e tecnologia.

“Em um primeiro momento, nós trabalhamos indicadores para mapear a densidade e a relevância de cada setor. Em seguida, realizamos entrevistas com os atores do ecossistema para identificar novas oportunidades para o desenvolvimento. O último ponto é a entrega deste mapeamento para o Poder Público, as universidades, os ambientes locais de inovação e as próprias empresas”, acrescentou.

Diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Agostini, no evento. Foto: Inove

O mapeamento

Na Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a Capital, foram identificadas 24.428 empresas inovadoras. Esse é um número expressivo e consideravelmente maior comparado a outras regiões o estado.

“Apesar da concentração desses empreendimentos em Curitiba, existem ativos com densidade por toda região metropolitana. Principalmente, em São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo e Campo Largo”, acrescenta.

Ele acrescenta ainda que os mapeamentos dos municípios de Rio Negro e Fazenda Rio Grande, ainda estão em fase de construção, e devem ser finalizados até início do próximo ano (2023).

Empreendedora da região

Ana Carolina Winkler Heemann, cofundadora e farmacêutica na Heide Extratos Vegetais, empresa localizada no município de Pinhais, participou do mapeamento do ecossistema de inovação da RMC.

“Como empreendedora da região, eu fico muito feliz com a implantação do ecossistema de inovação, envolvendo todas as empresas, as universidades, os colégios, como o Newton Freire, que tem um potencial incrível de formação de jovens. E também o Poder Público. Afinal, a prefeitura está conosco nesse processo, dando todo o apoio”, discorreu.

Avanços regionais

Participaram do painel, apresentando os avanços nas economias regionais com os ecossistemas de inovação, a representante do ecossistema Santa Rita do Sapucaí, Danie Xavier, do ecossistema Recife, Lucio Ribeiro, do ecossistema Florianópolis, Marcus Rocha, e do Ecossistema Iguassu Valey, do Paraná, Alan Debus.

  • ecossistema
  • inovação
  • RMC
  • Sebrae/PR;