ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR capacita empresários brasileiros e argentinos na fronteira

Atividade na trifronteira, abordou gestão financeira no Espacio del Empreendedor
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Oficina de Gestão Financeira reuniu empreendedores brasileiros e argentinos na trifronteira. Foto: Divulgação.

Separar o dinheiro do negócio das despesas particulares. Esse é um dos desafios que faz parte do mundo de quem empreende. Compreender que a pessoa física e a pessoa jurídica não são a mesma é um dos principais passos para ter um negócio saudável, lucrativo e duradouro.

Este foi um dos temas abordados durante a Oficina de Gestão Financeira, realizada pelo Sebrae/PR, no Espacio Del Emprendedor, modelo similar à Sala do Empreendedor no Brasil, que funciona na trifronteira, no sudoeste do Paraná, na cidade argentina de Bernardo de Irigoyen.

O evento reuniu mais de 50 empreendedores brasileiros e argentinos, das cidades de Barracão, no Paraná, Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, de Bernardo de Irigoyen e Comandante Andrezito, ambas no país vizinho.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR na fronteira, Francisco Wildes, a oficina foi realizada com o intuito de ajudar os empresários sobre a gestão financeira dos seus negócios, uma vez que a região tem um forte apelo turístico especialmente voltado para as compras, devido à diferença entre a valorização do real e do peso, moeda local.

“A iniciativa faz parte de uma série de cursos e treinamentos que são realizados no Brasil e que, junto com o Espacio Del Emprendedor, queremos levar para os nossos vizinhos argentinos, fortalecendo o comércio do outro lado da fronteira e ampliando ainda mais a atuação do Espacio, um ponto de atendimento importante para o desenvolvimento da nossa região”, afirma Francisco.

Empresário e presidente da Câmara de Comércio de Bernardo de Irigoyen, Walter Feldman, destaca que o tema do treinamento foi uma novidade para muitos empresários.

“Esse cuidado com o aspecto financeiro é algo que ainda estamos desenvolvendo enquanto empresários. As devolutivas que tivemos foram muito positivas, pois provocaram os nossos empreendedores a colocar tudo no papel, a traçar objetivos e metas para os seus negócios. O curso foi tão importante que já estou sendo cobrado para que aconteçam novos treinamentos”, conta Walter.

  • educação empreendedora
  • empreendedorismo
  • sala do empreendedor
  • Sebrae/PR;