ASN PR
Compartilhe

Simplificação de processos municipais é fundamental para a desburocratização do setor público

Práticas ágeis e sustentáveis melhoram a qualidade dos serviços prestados à população
Por ASN PR
ASN PR
Compartilhe

Capacitar gestores e colaboradores para tomarem decisões mais assertivas, simplificando processos e desburocratizando serviços públicos. Esse é o objetivo de iniciativas como o Workshop Simplifica La Frontera, promovido pelo Sebrae/PR e o Comitê Territorial La Frontera, que reuniu municípios do sudoeste do Paraná, para debater como práticas ágeis e eficientes podem ser um caminho para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Neste contexto, o uso da tecnologia tem sido essencial para reduzir custos e aumentar a transparência.

“Desburocratizar serviços públicos é facilitar a vida das pessoas, reduzir etapas desnecessárias e burocráticas que foram criadas no passado e hoje não fazem mais sentido com a utilização da tecnologia e da gestão ágil. Precisamos focar em como as decisões têm que ser tomadas com base em dados e nas reais necessidades dos usuários”, explica o facilitador em Gestão Ágil para órgãos públicos, Marcos Tomazini.

Iniciativa provocou debates sobre a importância da simplificação dos processos no setor público. Foto: Divulgação

Marcos foi o facilitador do Workshop Simplifica La Frontera, realizado recentemente e que reuniu os municípios de Ampére, Barracão, Capanema, Planalto, Pranchita, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste e Bela Vista da Caroba, todos localizados no sudoeste do Paraná. A iniciativa provocou debates sobre a importância da simplificação destes processos e reuniu representantes de setores como tributação, fiscalização, vigilância sanitária, entre outros.

De acordo com Marcos, a simplificação e a desburocratização dos serviços públicos são tendências claras e necessárias em todo o mundo.

“A sociedade vem exigindo cada vez mais serviços rápidos, acessíveis e menos complicados. Neste contexto, a tecnologia tem sido essencial para permitir essa transformação. Governos e instituições públicas no mundo todo estão adotando uma gestão ágil e a digitalização para atender melhor seus cidadãos, com isso reduzindo custos e aumentando a transparência”, acrescenta Marcos.

Busca por soluções conjuntas

A Coordenadora do Eixo de Simplificação do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, Juliana Scherer Kobs, acredita que reunir os municípios em um mesmo ambiente para o debate de temas unificados é um dos caminhos para o desenvolvimento do ambiente público.

“Essa é mais uma ação do Comitê La Frontera que busca a integração dos municípios e da região através de temáticas que fazem parte do nosso dia a dia. Ter vários gestores públicos em um mesmo ambiente, com desafios idênticos, ajuda na troca de experiências, conhecimentos e na busca por soluções conjuntas que sejam positivas para todos, especialmente para a sociedade que utiliza estes serviços públicos diariamente”, acrescenta Juliana.

Simplificação e a desburocratização dos serviços públicos são tendências claras e necessárias em todo o mundo. Foto: Divulgação

O consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes, ressalta que esse é um movimento em busca de contribuir para que os municípios aumentem a eficiência de seus serviços.

“Contribuir para que os municípios reduzam a burocracia em suas áreas de atuação é uma forma de favorecer o desenvolvimento econômico e impulsionar o crescimento das cidades. E isso traz benefícios reais, seja para as instituições públicas ou para a sociedade, a principal parte que deve ser beneficiada com esse movimento”, conclui Francisco.

O encontro abordou ainda temas como georreferenciamento e boas práticas do território, reforçando a importância da integração e do alinhamento de estratégias entre a tributação e demais setores.

Feira do Empreendedor 2024

Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.

  • desenvolvimento
  • Sebrae/PR;
  • setor público