ASN PR
Compartilhe

Curitiba e Londrina estão entre as cidades onde as franquias mais cresceram em faturamento

Dados da Associação Brasileira de Franchising são sobre o primeiro semestre de 2024 em todo País
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que Curitiba e Londrina, no Paraná, estão entre as dez cidades com maior crescimento no faturamento de franquias no Brasil. A capital paranaense teve o terceiro maior aumento, com alta de 21,11% em 2024, e Londrina teve o 10º maior crescimento do País, com alta de 17,43% nos valores faturados.

A pesquisa da ABF leva em conta uma amostra de 30 municípios de todo o País e compara os resultados do primeiro semestre de 2024 com o mesmo período do ano anterior. Considerando todo o Paraná, o aumento no faturamento das franquias foi de 21%, segundo a ABF. Em todo o Brasil, o crescimento médio foi de 15%. As 10 cidades com maior crescimento de franquias no País são: Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Barueri (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Manaus (AM), São José do Rio Preto (SP), Maceió (AL) e Londrina (PR).

Suelen Pedroso, coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, explica que as franquias são uma alternativa para quem deseja abrir um negócio, mas não quer começar do zero.

“O modelo de franquias pode ser o investimento certo para esse perfil de empreendedor. As franqueadoras permitem que os franqueados utilizem a marca e o conhecimento do negócio em troca do pagamento de uma taxa de franquia e royalties mensais. Para isso, o Sebrae/PR pode orientar sobre como começar a empreender no mundo das franquias, por onde iniciar, como escolher a franquia certa, quais as áreas em crescimento, além de fornecer outras dicas e pontos essenciais para serem analisados antes de abrir a sua franquia”, enfatiza.

Viviane Klimeika e Tatiana Zanutto, de Curitiba, são sócias da Ninadora, uma curadoria de roupas infantis seminovas, que abriu franquias em cinco cidades. Fotos: Divulgação.

Economia circular de roupas infantis

Viviane Klimeika é formada em Moda e tem quase de 20 anos de experiência no varejo, tendo trabalhado em fábricas que atendiam grandes marcas. Vinda de São Paulo para Curitiba há 11 anos, a empresária é mentora de mães empreendedoras, idealizadora e CEO da Ninadora e da Casa Prudente.

Criada em 2018, após a chegada dos dois filhos de Viviane, a Ninadora é uma curadoria de peças infantis novas e seminovas, de 0 a 10 anos, com propósito de conectar marcas autorais de mães empreendedoras às famílias que querem consumir de forma consciente, dentro do conceito de economia circular. A Ninadora virou uma franqueadora em 2022 e já possui cinco franquias: Curitiba, Toledo, Londrina, todas no Paraná, Porto Alegre (RS) e Ribeirão Preto (SP).

“Junto com minha sócia Tatiana Zanutto, somos uma curadoria de roupas que surgiu da necessidade das mães de consumir de uma forma mais consciente, valorizando produto autoral e local de mulheres empreendedoras, com a praticidade de receber as malinhas personalizadas em casa. Em novembro de 2019, abrimos nosso showroom. Já fizemos colabs de reciclagem e participamos das melhores feiras autorais da cidade”, descreve Viviane.

Segundo a empreendedora, além de desapegar das peças que as crianças usaram e já não servem mais, as mães também podem empreender. “A gente sabe que a criança cresce muito rápido e às vezes usa muito pouco uma peça. Então essa mãe pode virar uma fornecedora e vender as suas peças através da Ninadora. A gente formatou a franquia no primeiro semestre de 2021, lançamos a franqueadora em agosto e logo já vendemos nossa primeira unidade, em Toledo. Depois veio Porto Alegre, Londrina e, no último mês, abrimos em Ribeirão Preto”, enumera.

Culinária argentina

Também de Curitiba, Henrique Lago e o sócio Tomas Mendez estão formatando sua franquia – a Don Mendo – após indicação de uma amiga.

“Entrei em contato com o Sebrae/PR através de indicação de uma amiga que fez a formatação da franquia dela. Nossa franquia foi formatada por meio do programa Sebraetec. A experiência foi boa e enriquecedora para nossa empresa”, avalia.

A Don Mendo tem como origem um casal de argentinos apaixonados pela culinária, que chegaram ao Brasil há mais de 10 anos. Eles oferecem para o mercado brasileiro o melhor da comida caseira argentina, produzida “do mesmo jeito que a ‘abuela’ fazia”. “Todos nossos produtos são feitos artesanalmente, com muito carinho e sabor, da melhor culinária dos ‘hermanos’ argentinos”, explica Henrique.

Flávio Gagliardi é dono da Mr. Cheff, de Londrina, franquia de restaurantes em shoppings.

Restaurantes em shoppings

O empresário Flávio Gagliardi, dono da Mr. Cheff, franquia de restaurantes em shopping centers criada em Londrina, em 2012, diz que o faturamento cresceu 18% no primeiro semestre deste ano, período em que inaugurou mais uma unidade. Hoje, a rede possui 18 lojas localizadas em 11 municípios do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“O perfil dos interessados mudou e também a marca se aprimorou na estrutura para abertura de novas lojas. Os interessados estão buscando mais informações sobre os negócios”, revela o franqueador.

Para manter o padrão de qualidade, ele faz a distribuição de 25 itens e conta com um portfólio de fornecedores homologados para os restaurantes. Atento aos movimentos do mercado de franchising, o empresário londrinense lançou um formato diferente de franquia, no modelo de container, com um valor menor de investimento inicial, para oferecer a empreendedores com menos capital.

A rede já possui um restaurante no novo formato em operação e pretende inaugurar mais um ainda em novembro deste ano. Para 2025, a projeção é de abertura de mais cinco lojas da Mr. Cheff e de aumento de 25% no faturamento.

  • associação
  • comércio
  • curitiba
  • franquias
  • londrina
  • moda
  • Roupas infantis
  • serviço