Objetivo do ECP é auxiliar os empresários na participação em licitações públicas
Os empresários de Realeza, no sudoeste do Paraná, podem contar com assessoria técnica para a participação em licitações públicas. É que o município, por meio de parceria com o Sebrae Paraná e Associação Empresarial de Realeza (Aciar), passa a contar com o Escritório de Compras Públicas, implantado para fomentar a participação de microempreendedores individuais (MEI) e das micro e pequenas empresas nas compras públicas.
Dados do BI Compra Paraná – TCE/PR, mostram que, no ano de 2021, o volume de compras públicas em Realeza foi de R$ 22,1 milhões. Deste total, R$ 11.687.081,00 (52,78%) foram de micro e pequenas empresas, sendo R$ 525 mil foram de MEI (microempreendedores individuais). No total, as compras locais envolveram R$ 11.528.919,00 – ou seja, 52,07% das aquisições governamentais foram feitas com negócios instalados no município.
Na avaliação do vice-prefeito de Realeza, Moacyr Oldra, o escritório reflete uma conquista compartilhada.
“É uma iniciativa que une os setores público e privado, oportunizando um espaço para auxiliar os empreendedores em relação às licitações. Quanto mais recursos tivermos circulando em Realeza, melhor será para a população”, afirmou.
Para o gerente Regional Sul do Sebrae Paraná, Cesar Colini, o Escritório de Compras Públicas é uma iniciativa importante para a região.
“Ter um Escritório de Compras Públicas em uma entidade empresarial (Aciar), em parceria com a Prefeitura e o Sebrae, é relevante para o desenvolvimento regional. Esse modelo de atuação vem se consolidando e o acesso dos empresários às compras governamentais certamente trará um indicador de desenvolvimento para Realeza e toda a região”, avaliou.
De acordo com o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Paulo Sergio Bueno, empresário de Realeza, o ECP será um divisor de águas para o município.
“Estamos muito agradecidos ao Sebrae, que sempre traz iniciativas e nos torna protagonistas. O Escritório trará benefícios no desenvolvimento das empresas locais, fazendo circular o dinheiro e contribuindo assim para a manutenção e criação de empregos, bem como renda para as famílias. É um momento muito importante”, evidenciou.
O presidente da Aciar, Juarez Siedlecki Andrade, aposta que o Escritório será um vetor de desenvolvimento local.
“Hoje, estamos celebrando esse novo serviço, em parceria com diversas entidades, fomentando as compras públicas. O ECP atenderá as empresas associadas e também as que não forem, contribuindo com a missão de trabalhar pelo desenvolvimento econômico local”, enfatizou.
A inauguração do ECP aconteceu no dia 12 de agosto, com a presença de diversas autoridades, empresários e convidados. O Escritório está localizado na avenida Bruno Zuttion, 3993, na sede da Aciar. O horário de funcionamento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Parcerias
O Escritório de Compras Públicas tem a parceria da Fecomércio PR, Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), Escola de Gestão do Paraná (EGP), Observatório Social do Brasil e Portal de Compras Públicas.