ASN PR Atualização
Compartilhe

Iniciativa do Sebrae/PR quer facilitar o acesso ao crédito para as indústrias

Encontro em Pato Branco e Francisco Beltrão reuniu representantes de instituições financeiras e empresários
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR promoveu na terça (27) e quarta-feira (28), em Pato Branco e Francisco Beltrão, respectivamente, uma iniciativa com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito pelas indústrias. O evento reuniu representantes de instituições financeiras e empresários, em um ambiente de debates e apresentação de propostas com linhas de financiamento especiais.

“Essa iniciativa surgiu a partir de um programa que está alinhado com a estratégia de crédito orientado da Regional Sul do Sebrae/PR e com foco no crescimento das indústrias. Oportunizar a esses empresários essa conversa mais próxima com as instituições financeiras é uma forma de apoiarmos e fomentarmos o acesso ao crédito consciente e mais atrativo, para que possamos incentivar o desenvolvimento destas empresas, a geração de empregos e renda”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Emerson Cechin.

O denominado “Crédito para a Indústria”, contou com a participação de aproximadamente 30 representantes de indústrias da região, especialmente, voltadas para os setores da metalmecânica, madeira, móveis, moda e confecção.

Evento reuniu representantes de instituições financeiras e empresários, em um ambiente de debates e apresentação de propostas com linhas de financiamento especiais. Foto: Divulgação

Para o empresário Olcimar Tramontini, de Pato Branco, que atua na produção de peças para linha branca, como fogões e geladeiras, o evento foi positivo por reunir em um mesmo espaço diversas entidades financeiras para a troca de informações.

“Para nós que temos perspectivas de investimentos, ter um mesmo ambiente com diversas instituições apresentando suas linhas de crédito e taxas é importante para visualizar novas opções lá na frente. Digo isso especialmente para as pequenas e médias indústrias, que muitas vezes acabam não utilizando esses financiamentos por falta de conhecimento”, acrescenta Olcimar.

Representante do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Claonice Machado Fagundes, reforça que a instituição conta com várias linhas de crédito.

“Temos visto uma grande procura dos empresários por recursos principalmente para projetos voltados para a inovação. Hoje o BRDE tem um valor mínimo de atendimento de R$ 400 mil, com a liberação de recursos após alguns critérios a serem cumpridos até a aprovação do crédito. O foco é fomentar o desenvolvimento da região sul”, enfatiza Claonice.

Empreendedor de Francisco Beltrao, Augusto Vagliati, que possui uma indústria de utilidades domésticas, destaca a importância do evento que vai ao encontro dos planos da empresa.

“Temos planos de investimentos para inovação e automação de alguns processos de produção, sendo de total valia o que foi apresentado pelas operadoras de crédito e como podemos ter acesso ao que tem disponível, além de ser uma ótima oportunidade para networking”, conclui Augusto.

Evento foi realizado também em Francisco Beltrão, com a participação de empresários da região. Foto: Divulgação

Instituições
Participaram do encontro representantes do BRDE e das cooperativas de crédito, Sicoob, Sicredi e Uniprime.

Feira do Empreendedor 2024
Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.

  • acesso a crédito
  • ambiente de negócios
  • empreendedorismo
  • Sebrae/PR;