Lideranças dos setores público e privado do sudoeste realizaram uma missão técnica na Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), em Santa Catarina. A viagem teve como objetivo conhecer de perto os projetos e convênios realizados nos municípios da região, além de ações como a captação de recursos, capacitações e o acompanhamento de execuções em andamento.
A Associação vem se consolidando como uma entidade que tem atuado na assessoria técnica de projetos em diversas áreas, entre elas engenharia, arquitetura, assistência social, turismo, entre outras, garantindo a realização de convênios, captação de recursos e ajudando as prefeituras na realização de obras necessárias para o desenvolvimento da região.

A consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, conta que a AMFRI é tida como uma referência no Brasil e a visita técnica é uma forma de aproximar integrantes do setor produtivo do sudoeste do Paraná desta realidade.
“Oportunizamos essa troca de experiências, de conhecimentos, de como a entidade funciona, quanto ela captou em recursos, como está estruturada e o suporte que é dado para as prefeituras. É uma maneira de buscarmos uma futura parceria e, também, inspirarmos os nossos líderes”, conta Jocelei.
Edilberto Minski, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), pontua que a ideia é poder aplicar algo muito parecido no sudoeste do Paraná e fomentar o desenvolvimento regional.
“Temos um grupo pensando em tudo isso e como aplicar essas ideias em nossa região. O intuito é que possamos fomentar algo voltado para a parte de infraestrutura, captando recursos e criando soluções para as nossas demandas”, afirma Minski.
De acordo com José Kresteniuk, que esteve representando a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), a visita reforçou a importância da integração entre os municípios para que resultados positivos aconteçam futuramente.
“O que nos impressionou foi essa união das cidades com o objetivo de transformar projetos em realidade. Vimos uma integração muito forte, com ideias a longo prazo e interesses em comum. Foi uma boa referência para que algo parecido para a nossa região possa ser pensado e executado de forma conjunta”, acrescenta José.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, avalia que fomentar algo parecido na região é possível desde que haja um compromisso entre todos.
“É algo viável, mas que necessita desta sincronia entre os atores responsáveis neste processo. Há outros fatores que entendo que precisamos pensar, como a captação de recursos para manter uma iniciativa como essa e a atração de profissionais qualificados para a realização destes projetos. Talvez iniciarmos com um projeto piloto seja um primeiro passo”, conclui Rogério.
A AMFRI
Fundada em 1973, a Associação é formada pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo, atuando em regime de cooperação com entidades congêneres, estatais, federais, privadas ou de economia mista.