ASN PR Atualização
Compartilhe

Marco Legal das Startups e contratações públicas são temas de evento

Encontro reuniu entidades públicas e startups, fomentou o conhecimento e incentivou a venda para o poder público
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR promoveu, nesta quinta-feira (22), em Francisco Beltrão, o seminário “Contratações Públicas – estimulando o diálogo e parcerias entre o setor público e startups por meio do Marco Legal das Startups”. O evento faz parte das estratégias do Ecossistema Local de Inovação e voltadas para as políticas públicas, reunindo mais de 50 representantes do setor público e privado, com o objetivo de aprofundar conhecimentos e facilitar as contratações pelo setor, tornando os serviços prestados na área da inovação mais acessíveis.

“É uma oportunidade de colocarmos frente a frente instituições, empreendedores e profissionais que dominam sobre o tema, mostrando de que forma a administração pública pode se beneficiar da lei e como a contratação das startups pode contribuir com a inovação no setor público, trazendo mais eficiência e gerando impactos positivos à população e às entidades”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin.

Participantes do seminário “Contratações Públicas – estimulando o diálogo e parcerias entre o setor público e startups por meio do Marco Legal das Startups”, no escritório do Sebrae/PR, em Francisco Beltrão. Foto: Divulgação

O evento foi dividido em painéis com a participação do coordenador-geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Rafael Ayres, que falou sobre como o Marco Legal das Startups pode transformar a administração pública. Já os advogados especialistas na área, Kael Moro e Carlos Piacentini, explanaram sobre detalhes da legislação e flexibilizações da lei.

Supervisor da Camp Sementes, Paulo Cesar Conceição conta que a startup voltada para a venda de sementes de plantas de cobertura, desde 2021 adotou como estratégia de crescimento a participação em processos licitatórios.

“Nós já participamos algumas vezes e realizamos vendas para diversas instituições públicas, entre elas o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). Participar aqui é poder acessar novas informações e conhecimentos que nos permitam pensar em novas formas de vender e, consequentemente, em receitas para o nosso negócio”, comenta Paulo.

Anselmo Peretto, representante da startup Opersol, que atua na operação e manutenção de usinas fotovoltaicas, enfatiza que o evento vem para desmistificar algumas ideias sobre o setor público.

“Além de nos permitir essa atualização sobre as leis vigentes, também contribui para motivar empresários e colaboradores do setor público para que haja esse movimento de desburocratizar serviços e, naturalmente, tornar mais fácil a contratação de serviços voltados à inovação, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, acrescenta Anselmo.

Encontrou reuniu mais de 50 representantes do setor público e privado, com o objetivo de aprofundar conhecimentos e facilitar as contratações pelo setor. Foto: Divulgação

Conhecimento
Para Rafael, promover iniciativas como essas é fundamental para que tenhamos um poder público cada vez mais eficiente.

“Há de se enaltecer um momento como esse, em que o Sebrae apoia esse diálogo entre o público e o privado. Este é um tema urgente, que envolve toda a sociedade e que ainda nos traz muitas dúvidas e requer esforços conjuntos para o compartilhamento de conhecimento. Só assim daremos passos importantes para a construção de uma sociedade com objetivos comuns e um País melhor”, avalia.

Cases
O workshop contou ainda com a apresentação de cases e uma mesa redonda para aprofundamento do tema. Um dos cases apresentados foi o da Agilizamed, startup que atua com o propósito de reduzir filas de espera por consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades de saúde dos municípios.

CTO da Agilizamed, Cledson Lodi, conta que a startup nasceu com o objetivo de resolver um problema do setor público.

“A maior dificuldade que nos deparamos é quando um órgão público tem interesse em nosso produto, mas eles ainda estão acostumados com o modelo antigo, de menor preço, o que engessa a contratação. As startups, muitas vezes por terem serviços disruptivos, encontram essa dificuldade e acabam não tendo oportunidade. Para nós, o Marco Legal das Startups abriu muitas portas, embora estamos enfrentando também desafios”, conclui.

Parcerias
Em parceria com o Sebrae/PR, o evento teve como apoiadores os Ecossistemas Locais de Inovação dos municípios de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco, Realeza e União da Vitória, do Sistema Regional de Inovação (SRI), Rede de Habitais, Sudovalley, Sebrae Startups, Cultura Empreendedora e das Estratégias do Sebrae de Políticas Públicas do Sudoeste.

Feira do Empreendedor 2024
Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.

  • ambiente de negócios
  • capacitação
  • Francisco Beltrão
  • Sebrae/PR;
  • startups