ASN PR Atualização
Compartilhe

Sebrae divulga circuito da Feira do Empreendedor para 2026, no Paraná

Informações foram apresentadas para parceiros das feiras realizadas nesse ano; evento acontecerá em três cidades em 2026
Por Eduardo Pereira
ASN PR Atualização
Compartilhe

O principal evento de empreendedorismo e pequenos negócios do Paraná já tem datas e locais para 2026. A Feira do Empreendedor Sebrae acontecerá em Pato Branco, de 18 a 20 de junho; Londrina, de 06 a 08 de agosto; e Curitiba, de 16 a 19 de setembro. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (12) em reunião com parceiros que apoiaram na realização dos eventos em 2025.

Nesse ano, as três edições da Feira do Empreendedor reuniram 24.528 participantes nas cidades de Curitiba, Cascavel e Maringá. Ao todo, foram mais de 160 horas de conteúdo, 200 palestras e R$ 28 milhões de intenção de acesso ao crédito e novos negócios gerados nos espaços dedicados da Feira.

“Números, histórias, experiências e momentos que só existiram por conta dessa aproximação. Esse ano marcou mais um capítulo de impacto, inovação e aproximação do Sebrae com quem empreende com micro e pequenas empresas no Estado”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

Entre os parceiros, participaram do encontro representantes do Fomento Paraná; Prefeitura Municipal de Curitiba; Cresol; Sicredi Empreendedores PR, PagBank; Sesc PR; Senac PR; e Banco do Brasil.

Encontro celebrou resultados de 2025 e apresentou spoilers dos eventos de 2026. Fotos: Adriano Oltramari.

O propósito do evento e o fortalecimento dos pequenos negócios foram incentivos para a participação do Sicredi Empreendedores PR em 2025. Para Evaldo Kosters, presidente do Conselho Deliberativo da cooperativa, isso representa uma conexão com a missão de apoiar os pequenos negócios em diferentes áreas. Não apenas com soluções financeiras, mas indo além, com orientação qualificada ao longo de toda a jornada.

“Vai além de ofertar crédito ou serviços financeiros, mas de orientar o empreendedor sobre como acessar e utilizar o crédito da melhor forma. A cada edição percebemos um público mais focado, que busca soluções, orientação e oportunidades reais para seus negócios ou mesmo para transformar um sonho em empresa”, afirma.

Segundo Evaldo, a ampliação da Feira para outras regiões do Paraná fortalece ainda mais esse movimento.

“Levar educação financeira, orientação e acesso a serviços para todo o Paraná é fundamental. O maior desafio de quem empreende muitas vezes é o medo de começar ou de dar errado, e o papel do Sebrae e das instituições parceiras é justamente tornar esse caminho mais seguro. Negócios bem estruturados geram empregos, fortalecem a economia e contribuem para o desenvolvimento de toda a nação”, conclui.

As cidades, segundo o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, foram escolhidas para seguir uma agenda de levar para o interior grandes eventos para quem já empreende ou deseja empreender, fortalecendo os pequenos negócios.

“Em 2026, com mais três edições confirmadas, seguimos firmes para ampliar oportunidades, fortalecer o ambiente de negócios e escrever novas histórias de sucesso lado a lado de quem empreende e de parceiros”, afirma.

Diretoria e equipe do Sebrae/PR ao lado de parceiros.

Uma das instituições que participou das três Feiras de 2025 foi o Sesc PR. Segundo Lidiane Cristine Galvan, diretora da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social da instituição no Paraná, a Feira está diretamente conectada ao público atendido e ao potencial de crescimento de quem empreende.

“É extremamente importante, porque ali estão os pequenos empreendedores. Eles que, com o fomento e o apoio do Sebrae, podem se tornar grandes empresas. Para o Sesc, é fundamental estar presente nesse momento, pois amplia os nossos atendimentos em especial as empresas do comércio, além da conexão com atividades de educação, cultura, esporte e lazer. A Feira, em sua essência, disponibiliza o acesso e aproxima os serviços de quem empreende em todo o Paraná”, afirma.

Capital

A parceria entre Prefeitura de Curitiba e Sebrae/PR tem sido estratégica para fortalecer o empreendedorismo na capital. Entre diversas ações, está a da Feira do Empreendedor. A atuação conjunta, segundo Bernardo Santoro, chefe de Gabinete do vice-prefeito de Curitiba, reflete uma diretriz da atual gestão municipal, que colocou o tema como prioridade ao criar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

“O empreendedor é a verdadeira mola do desenvolvimento econômico, e cabe à prefeitura oferecer segurança institucional e jurídica para que os negócios prosperem. Posso dizer, sem medo de errar, que o Sebrae/PR foi o maior parceiro da prefeitura de Curitiba e da gestão de Eduardo Pimentel e Paulo Martins.”, afirma.

Em 2026, Feira do Empreendedor será em Curitiba, Londrina e Pato Branco.

Segundo Bernardo, a parceria vai além e se desdobra em políticas públicas e ações permanentes.

“A Feira é o principal evento de empreendedorismo da cidade, uma política do Sebrae que conta com total apoio da prefeitura, e queremos que essa cooperação siga em 2026, aprofundando iniciativas para fortalecer quem empreende em Curitiba”, conclui.

Confira o vídeo de como foi a Feira do Empreendedor Sebrae de Curitiba em 2025:

  • cascavel
  • curitiba
  • Feira do Empreendedor 2025
  • Feira do Empreendedor 2026
  • londrina
  • maringá
  • Pato Branco
  • Sesc
  • sicredi