O Sebrae/PR e a Sicredi Soma anunciaram uma linha exclusiva de crédito para o fortalecimento da inovação entre as micro e pequenas empresas do sudoeste do Paraná. A iniciativa oferecerá R$ 30 milhões em crédito e condições facilitadas para empreendedores interessados em modernizar processos, investir em tecnologia e desenvolver novos produtos e serviços. O anúncio aconteceu na Sede Administrativa da cooperativa, em Pato Branco, na última segunda-feira, 10.
Serão disponibilizadas duas possibilidades de crédito: uma delas repassada pelo Sicredi e administrada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que terá TR + 6,06% ou TR + 6,60% ao ano, com prazo de pagamento em até 96 meses e carência de 24 meses; já a linha Sicredinova – Inovação, tem recursos da própria cooperativa, taxa especial promocional, prazo de pagamento de até 84 meses e carência de 12 meses.

Além do incentivo à inovação, o programa oferecerá ainda consultoria especializada por meio de apoio do Sebrae/PR. A iniciativa prevê ainda benefícios para os colaboradores das empresas que aderirem às linhas de crédito, entre elas conta corrente e cartão isentos para que possam realizar suas movimentações financeiras.
O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, ressalta que a união entre as duas instituições representa uma oportunidade de impacto real no ambiente de negócios.
“Com a nova linha de crédito para inovação, apoiada pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), damos mais um passo para impulsionar os nossos ecossistemas. O Sebrae se soma a essa iniciativa, promovendo diagnósticos que ajudarão a fomentar a competitividade das empresas”, afirma Cesar.
O diretor-executivo da Sicredi Soma, Fábio Vedelago Burille, destaca que a parceria reforça o compromisso da instituição financeira cooperativa com o desenvolvimento regional.
“A inovação é um motor essencial para o crescimento das empresas e das comunidades. Ao lado do Sebrae, vamos oferecer não apenas crédito, mas também orientação e conhecimento para que os empreendedores possam transformar boas ideias em resultados concretos”, pontua Fábio.

Processo de aprovação
Para conseguir o acesso ao crédito, alguns passos são essenciais: a empresa deverá encaminhar a solicitação do crédito junto à agência do Sicredi. Em seguida, a cooperativa faz a análise do crédito aprovando ou não a proposta. Em caso de liberação, acontece a formalização do crédito e, na sequência, o gerente do Sicredi agenda um diagnóstico para as micro e pequenas empresas junto ao Sebrae/PR, prioritariamente aquelas que integram o Fampe. Com isso, o Sebrae/PR aplica o diagnóstico e a empresa, se optar, adere ao Sebraetec – consultoria de inovação da instituição.
Os interessados podem procurar as agências da Sicredi Soma ou os escritórios regionais do Sebrae/PR para conhecer os detalhes da linha de crédito e as orientações sobre como aderir ao programa.
