ASN PR
Compartilhe

Sul do Paraná cria Agência de Desenvolvimento para o fortalecimento regional

Com o apoio do Sebrae/PR, criação da instituição é considerado um marco para o fomento socioeconômico da região
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Com o apoio do Sebrae/PR e a presença de lideranças políticas, representantes de associações empresariais, da sociedade civil, instituições públicas e privadas, foi realizada, na última sexta-feira, 10, em São Mateus do Sul, a assembleia de fundação da Agência de Desenvolvimento do Sul (ADRSUL) e posse da diretoria para o biênio 2025/2027. A criação da instituição é um marco no fortalecimento socioeconômico da região, que busca unir organizações e promover esforços no desenvolvimento do território.

A Agência atuará regionalmente com os municípios que integram a Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), que são eles: União da Vitória, São Mateus do Sul, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, Bituruna, General Carneiro, Antonio Olinto e Porto Vitória.

Agência atuará com foco no desenvolvimento de diversas áreas, entre elas o comércio, turismo, agronegócio, indústria, entre outras. Foto: Jessica Griten.

Gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, destaca que a criação da Agência trará importantes frutos para as cidades que compõe a iniciativa.

“Este é um ato de grande importância para o território — um momento de integração e cooperação do qual o Sebrae tem a satisfação de participar, cumprindo seu papel de articulador entre parceiros, instituições e lideranças. A materialização da Agência simboliza um sonho coletivo, um compromisso com o futuro, com o empreendedorismo e com a construção de projetos que gerem oportunidades para toda a sociedade”, afirma César.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, ressaltou a importância da criação da Agência para o desenvolvimento regional. Foto: Jessica Griten. 

Entre os diversos objetivos da Agência estão o fomento a áreas estratégicas como tecnologia, agronegócio, turismo, comércio e indústria, infraestrutura, educação empreendedora e acesso ao crédito, entre outras.

Ricardo Serpe, eleito presidente da ADRSUL, ressalta que a expectativa é alta em relação ao início dos trabalhos.

“A Agência é a cereja do bolo de um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos pelas lideranças e em parceria com o Sebrae e prefeituras da região. A partir de agora, vamos desenvolver projetos que possam trazer soluções inovadoras, articulando projetos, atraindo investimentos, promovendo ações e ampliando oportunidades de crescimento sustentável”, acrescenta Ricardo.

Integração dos municípios

Já a vice-presidente da ADRSUL e presidente do Território Sul do Paraná, Maria Salette Melo, destaca que a instituição terá um papel importante na promoção do avanço econômico.

“A nossa principal meta é focar no crescimento regional a partir da força coletiva e do compromisso com o futuro, sempre com planejamento estratégico e com parcerias que tenham o mesmo propósito. Com isso, desejamos que nos próximos anos a agência possa ter reflexos na geração de empregos e renda”, conclui Maria.

Lideranças dos setores público e privado durante criaçao da Agência de Desenvolvimento do Sul. Foto: Jessica Griten. 

Diretoria

Assumem a liderança da ADRSUL: Ricardo Serpe de Lima (presidente); Maria Salette Rodrigues de Mello (vice-presidente); Caroline Schorr Schick (secretária) e Wilson Luis Petisco (tesoureiro). O Conselho Administrativo é composto pelos integrantes: Rodrigo A. de Souza; Wilceu Leonarkzyk Kotrich; Carlos Roberto Chaves; Sandro Teixeira e Elio Weber.

Já o Conselho Fiscal é formado por três titulares e três suplentes: Daiane Scolaro; Cesar Giovani Colini e Josiane Sulte Wisniewski (titulares) e Josimar Grezelle Chitko; Ricardo Girotto e Gerson Luis Staniszewski (suplentes).

A criação da agência conta com o apoio da Amsulpar, Território Sul do Paraná e Sebrae/PR.

  • agência de desenvolvimento
  • ambiente de negócios
  • economia