ASN PR
Compartilhe

Vale do Paranapanema terá marca regional para impulsionar turismo e atrair investidores

Trabalho, conduzido pelo Sebrae/PR e comitê territorial, visa integrar as potencialidades dos municípios para promover o desenvolvimento econômico e social da região
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Grupo de trabalho reunido no escritório do Sebrae/PR, em Londrina, para o trabalho de construção da marca do Vale do Paranapanema. Foto: Divulgação.

Doze municípios do Vale do Paranapanema, no norte do Paraná, trabalham na criação de uma marca e de uma identidade regional com o objetivo de atrair investidores e fortalecer o turismo local. A iniciativa, idealizada pelo Sebrae/PR em parceria com os comitês do Programa Cidade Empreendedora e as prefeituras locais, está focada no desenvolvimento de rotas turísticas e atrativos. O projeto visa integrar as potencialidades de cada município e impulsionar o turismo para promover o desenvolvimento econômico e social da região, que receberá uma unidade do Hard Rock Hotel, na Ilha do Sol.

A consultora do Sebrae/PR, Sandra de Souza Alves, afirma que o trabalho de criação de uma marca e identidade para o território do Vale do Paranapanema tem como objetivo atrair investidores e fomentar o turismo regional. Entre os resultados esperados estão o crescimento econômico sustentável, a geração de renda e a melhoria de vida da população, assim como a criação de um ambiente de negócios favorável para as empresas, com o setor de turismo sendo o propulsor do crescimento.

“No momento, estamos construindo a marca, a identidade do território do Paranapanema, para fomentar o desenvolvimento da região por meio da criação de rotas turísticas e do investimento em infraestrutura para receber os visitantes”, conta.

Para a secretária municipal de Turismo e Lazer de Alvorada do Sul, Erica Bufalo, a criação de uma marca para a região do Vale do Paranapanema era muito esperada e vai ajudar a trazer visibilidade para o potencial turístico que existe no território, tanto de empresários locais como de fora, incentivando o investimento em infraestrutura turística, como a construção de novos hotéis e parques aquáticos. Entre as ações para potencializar o turismo regional, Erica destaca que está em construção na cidade uma réplica do Cristo Redentor.

“A marca será o ponto-chave para alavancar o turismo e atrair investidores. Nossa região tem um enorme potencial, mas ainda carece de infraestrutura adequada. Com essa marca, vamos transformar a maneira como as pessoas enxergam o nosso território e criar oportunidades para crescimento”, avalia.

A secretária municipal de Turismo de Primeiro de Maio, Paula Bondezan, acrescenta que, além de uma identidade, a criação de eventos é fundamental para atrair turistas para a região. Ela comenta que o município já organiza eventos náuticos, de pesca e de motociclismo, além de ter um calendário turístico com shows e atrações, incluindo o rodeio, que atrai de 13 mil a 15 mil pessoas anualmente, no mês de maio.

“Estamos criando um calendário turístico diversificado, com eventos que movimentam a economia local e atraem milhares de pessoas. Nossa missão é mostrar o potencial da região e consolidar o turismo como uma força para o desenvolvimento”, aponta.

Branding Estratégico

O documento “Branding Estratégico – Vale do Paranapanema” traz um plano detalhado de construção de marca para a região, focado em destacar os recursos naturais e culturais para impulsionar o turismo e o desenvolvimento socioeconômico local.

As etapas do plano estão divididas em análise externa e interna, formulação de diretrizes estratégicas e narrativa da marca. O estudo enfatiza tendências globais como a digitalização, sustentabilidade, saúde mental, turismo e a importância de contar boas histórias. Internamente, o Vale do Paranapanema é visto como uma região com grande potencial natural, mas que enfrenta desafios de infraestrutura e falta de visibilidade.

A proposta de valor da região se baseia em ser um refúgio de tranquilidade e aventura, focado em esportes náuticos, hospitalidade e simplicidade. A visão de futuro é ser reconhecido nacionalmente como um destino de turismo sustentável. A previsão é que a marca do Vale do Paranapanema seja lançada oficialmente em janeiro de 2025.

  • branding
  • marca regional
  • Vale do Paranapanema