ASN PR Atualização
Compartilhe

Incubadora empresarial em Pinhais vai fomentar negócios inovadores

A nova estrutura entra em atividade por meio de uma parceria da FAPI e o Sebrae Paraná
Por Redação
ASN PR Atualização
Compartilhe

A nova estrutura entra em atividade por meio de uma parceria da FAPI e o Sebrae Paraná

Empreendedores de Pinhais agora contam com nova oportunidade, com a Incubadora Outbox FAPI, apresentada na última terça-feira (14). A iniciativa da Faculdade de Pinhais (FAPI), conta com a parceria do Sebrae Paraná. Alunos, professores, empresários e lideranças de Pinhais participaram do evento de lançamento, que também teve uma palestra sobre o programa Startup Garage Sprint, com a empreendedora, Kauane Adão. A iniciativa poderá incubar até 10 projetos em fase inicial.

A previsão do coordenador da Outbox FAPI, professor Horacio Batista dos Santos Neto, é que os primeiros projetos sejam acolhidos na metade de julho deste ano. A faculdade disponibilizou um espaço customizado e permitirá atividades em laboratórios e demais estruturas disponíveis.

Parceiros na ação durante o lançamento da incubadora. Foto: Inove

Os projetos incubados terão acesso a serviços administrativos e assistenciais de finanças, marketing, consultoria, gestão de processos, jurídico, captação de recursos e capacitações. As principais áreas de interesse são: tecnologia de mercado de software, tecnologias sociais, soluções empresariais e tecnologias ambientais.

De acordo com o professor Horacio, algumas atividades já são desenvolvidas pela incubadora, como um curso impressão de 3D, por exemplo. Além disso, no lançamento, o coordenador fez um desafio no estilo “hackathon” aos acadêmicos: desenvolver soluções inovadoras para problemas de relacionamento com o cliente de uma determinada empresa de Pinhais. Eles terão um mês para apresentar as ideias e o projeto vencedor receberá premiação em dinheiro.

“Alguns empresários já entraram em contato conosco em busca de soluções, que podem ser acolhidas pela nossa incubadora. Então, os acadêmicos poderão escolher um professor e debater soluções para estes problemas e utilizar toda a nossa estrutura, assim que o projeto esteja incubado”, acrescentou.

Conforme o gerente da Regional Leste do Sebrae Paraná, Weliton Perdomo, ainda no ano passado a FAPI e o Sebrae formalizaram um processo de consultoria e acompanhamento para a criação da incubadora. E, com o lançamento da Outbox FAPI, os acadêmicos que quiserem montar uma empresa, fazer uma consultoria, ou uma mentoria vão ter o espaço físico disponibilizado pela faculdade, na incubadora, e todo o acompanhamento do Sebrae.

“Nosso objetivo é apoiar os empreendedores em todos os estágios de desenvolvimento, com o programa Garage Sprint, que irá focar na validação da ideia de negócio. Com a parceria do poder público fomentando programas e ações, agora com a incubadora nesta cadeia de inovação, para projetos que já foram validados, teremos uma série de serviços ofertados, como consultorias jurídico e contábeis, por exemplo”, completou Weliton.

Para a diretora acadêmica da FAPI, professora Salette Silveira Azevedo, a incubadora será um divisor de águas para a faculdade.

“É um sonho antigo nosso ter uma incubadora, porque dentro de um modelo de inovação que a gente acredita, o ator conhecimento é muito importante. É motivo de orgulho fazer o lançamento da incubadora, que vai ajudar a despertar o potencial do município de Pinhais no desenvolvimento de novas tecnologias. Temos além do Sebrae, apoio da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Sem esse apoio e as parcerias a incubadora não teria sido viabilizada”, concluiu.