ASN PR Atualização
Compartilhe

Pato Branco, no sudoeste do Paraná, recebe premiação nacional

Selo CSC Govtech reconhece boas práticas ligadas à inovação e à governança
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

A cidade de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, foi reconhecida com o prêmio Selo CSC Govtech Ouro, que é realizado pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS. A premiação, que é dividida em quatro categorias, reconheceu o município pela implementação de práticas exemplares de governança em seus ecossistemas de inovação. Além de Pato Branco, somente mais três cidades, capitais brasileiras, receberam o Selo Ouro: Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Natal (RN).

O Selo é concedido para as cidades que tiveram excelência em práticas voltadas à governança e resultados sustentáveis dentro dos seus ecossistemas de inovação. A premiação é uma forma de incentivar a melhoria na gestão dos municípios, promovendo a transparência e o desenvolvimento das cidades.

O Selo é concedido para as cidades que tiveram excelência em práticas voltadas à governança e resultados sustentáveis dentro dos seus ecossistemas de inovação. Foto: Divulgação

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, o Selo ratifica um trabalho realizado há 11 anos, desde a criação do Conselho Municipal de Inovação.

“Um fator importante foi a metodologia ELI [Ecossistema Local de Inovação], que possibilitou a estruturação de práticas que vêm contribuindo para a consolidação dos conselhos municipais de inovação, através de métricas, resultados, indicadores e evidências”, afirma Elizandro.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Francisco Grezzana, destaca que a conquista do Selo Ouro é fruto de um trabalho conjunto unificado a partir da atuação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, que congrega diversas instituições como o Sistema S, universidades, Poder Público e privado, entre outras.

“É a partir desta atuação conjunta que fomentamos um ecossistema de inovação local fortalecido, a consolidação de um ambiente jurídico adequado e uma infraestrutura tecnológica capazes de nos permitir alinhar por quais caminhos a ciência e a tecnologia no município devem caminhar. Sempre pensando no futuro e tendo a inovação como algo fundamental para a cidade”, destaca Francisco.

Segundo o secretário, essa atuação voltada para a inovação é algo que vem se consolidando nas últimas décadas em Pato Branco e, atualmente, é uma das vocações centrais da atuação do município.

“Reflexo disso, por exemplo, é o Centro de Cidadania, onde, através da atuação da Katia Bertol, ele se tornou um espaço não apenas para auxiliar a população que busca por serviços públicos, mas também um local de formação, onde as pessoas têm acesso desde a informática básica até a introdução para a formação de futuros programadores”, pontua.

Katia Bertol, diretora do Parque Tecnológico de Pato Branco, e Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities. Foto: Divulgação

Outro destaque da atuação do município na área de inovação é a realização de eventos. Entre os dias 5 e 9 de junho, Pato Branco promove a Inventum 2024 – considerada o maior evento multissetorial de inovação do Paraná. O Sebrae/PR estará presente no evento com uma ampla programação.

Avaliações
Os municípios foram avaliados a partir de cinco eixos temáticos: políticas e estratégias de inovação; participação e colaboração das hélices (governos, instituições de ensino, empresas, sociedade civil e representantes do meio ambiente); transparência e acesso à informação; cultura de inovação; e ambiente e resultados de inovação.

Paraná
Além de Pato Branco e Curitiba, que receberam o Selo Ouro, as cidades de Apucarana, Assai, Cascavel, Londrina e Maringá receberam o Selo Prata. O município de Rolândia recebeu o Selo Aspirante.

  • inovação
  • Sebrae/PR;
  • tecnologia