Cerca de 150 lideranças de 40 municípios do Norte do Paraná se reuniram na última quarta-feira (23), para o Encontro Regional de Políticas Públicas e o Líderes em Movimento, na Chácara Graciosa, em Londrina. O evento contou com secretários municipais, agentes de desenvolvimento, representantes de instituições empresariais, governanças de desenvolvimento e possibilitou acesso a conteúdos para trabalhar a melhoria do ambiente de negócios, com foco nas micro e pequenas empresas.
A parte da manhã teve abordagens de integrantes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), da Casa Civil do Paraná e da Secretaria de Planejamento do Paraná e da Coordenação de Políticas Públicas do Sebrae/PR.
Sergio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR, aponta que o Encontro foi uma oportunidade do ambiente como um todo trocar informações, melhores práticas e networking, para que possam cumprir a missão de desenvolverem seus municípios, e isso se deu nos temas políticas públicas, simplificação e desburocratização e compras públicas.
“Esse encontro reforçou o papel dos líderes locais como agentes de transformação. Ao unir políticas públicas e inovação, criamos caminhos concretos para promover o desenvolvimento dos nossos municípios”, atestou Ozorio.

Justamente uma das pautas foi a nova regulamentação do decreto estadual, que ampliou de 771 para 975 o número de atividades econômicas que podem ser consideradas de baixo risco, ou seja, dispensadas de atos públicos como alvarás e licenças. Com essa medida, o Paraná avança no ranking nacional de liberdade econômica, com o objetivo de conquistar a primeira posição entre os estados brasileiros.
“O projeto da Jucepar vai automatizar esse processo por meio de um sistema georreferenciado interligado ao sistema Empresa Fácil”, explicou o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, em pauta da Agência Estadual de Notícias.
A automatização da consulta de viabilidade locacional, que atualmente representa até 80% do tempo de abertura de empresas, será viabilizada por um sistema integrado de georreferenciamento que a Jucepar vai disponibilizar sem custos aos municípios.
Liderança
Na parte da tarde, o Sebrae/PR ofereceu uma das soluções em formação de lideranças, o Líderes em Movimento, que procura engajar líderes para compartilhar suas experiências e com isso promovam as mudanças. O tema tratado foi Inovação!
O momento contou com a palestra do secretário da SEIA (Secretaria de Inovação e inteligência Artificial do Estado do Paraná) Alex Canziani, com o tema “Oportunidades da SEIA para os municípios paranaenses”, e na sequência o consultor Marcus Rocha abordou o tema “Territórios de Inovação”. Para finalizar, houve uma interação entre os participantes e um painel com os palestrantes.

*Com AEN/PR
-