ASN PR Atualização
Compartilhe

Nova sede do Sebrae/PR em Rio Negro fortalece os pequenos negócios e a integração territorial

A região, que reúne 46 mil empresas, sendo 94% delas MPE, conta com suporte ainda mais próximo da instituição
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR inaugurou, nesta quarta-feira (19), seu novo escritório regional em Rio Negro. A unidade passa a atender empreendedores dos dez municípios que compõem o Território Gralha Azul: Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Tijucas do Sul, além de Rio Negro.

A região tem um ambiente econômico dinâmico, reunindo mais 46 mil empresas formalizadas, das quais 94% são micro e pequenos negócios. Entre elas, estão 26 mil microempreendedores individuais (MEI), 13,7 mil microempresas e 1.917 empresas de pequeno porte. Em Rio Negro, o cenário acompanha o ritmo regional: o município conta com 4,3 mil empresas, também com 94% de MPE.

A inauguração do escritório reforça o papel do Sebrae/PR na promoção do desenvolvimento econômico regional, aproximando ainda mais a instituição dos empreendedores. Durante a cerimônia, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, apontou para o caráter estratégico da iniciativa.

“A abertura do escritório de Rio Negro reforça o compromisso do Sebrae/PR em ampliar a sua área de atuação e de fomentar o empreendedorismo em todo o Estado. As micro e pequenas empresas são pilares da nossa economia e estimulam a geração de emprego, renda, movimento e qualidade de vida”, destacou Tioqueta em seu discurso.

O prefeito de Rio Negro, Alessandro Cristian Von Linsingen, enfatizou que a presença física da instituição representa um avanço importante para o município.

“Receber o Sebrae aqui é um passo importante para fortalecer os empreendedores de Rio Negro e da região. A cidade cresce com quem empreende, e ter o Sebrae presente significa apoiar esse desenvolvimento de forma estruturada e contínua”, afirmou o prefeito.

Alessandro Cristian Von Linsingen, prefeito de Rio Negro. Fotos: Adriano Oltramari.

A parceria com o setor empresarial local também foi ressaltada. Para o presidente da Associação Empresarial de Rio Negro (ACI), Douglas Dias, a nova unidade amplia o acesso dos empresários a conhecimento e oportunidades.

“A presença do Sebrae em Rio Negro potencializa uma parceria de longa data com a ACI e facilita o acesso dos empresários a orientações, capacitações e oportunidades essenciais para o crescimento dos negócios locais”, observou Dias.

Douglas Dias, presidente da ACI.

Razão principal para a instalação de um espaço exclusivo na região, empreendedores foram representados na ocasião por Michelle Veiga Júlio. Ela está à frente da ConstruRio Materiais de Construção há 13 anos e reconheceu a importância do Sebrae para alavancar a economia local e mudar a vida de tantas pessoas.

“A minha história com o Sebrae surgiu da necessidade de mudar o layout da estrutura física e foi um sucesso. Nós como empresários, muitas vezes não sabemos o real resultado, acreditamos que estamos fazendo do jeito certo, mas nem sempre sabemos se está dando lucro. E o Sebrae entra em pontos como esses, tem fórmulas e produtos que ensinam o jeito certo a se fazer. Inclusive, nessa semana, já fechamos mais um projeto para planejar 2026 e começar o ano com tudo”, comentou.

Empreendedora Michelle celebrou a atuação e a importância do trabalho realizado pela instituição.

Ela ainda ressaltou que empreender é mais um dos múltiplos papéis que tem em sua jornada, além de lembrar que esta quarta-feira (19) é conhecida como Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

“Todo mundo sabe que vai além de ser empresário. No meu caso sou mãe, mulher, tem todo o lado pessoal. Isso traz uma grande carga, que é boa para nós que estamos buscando um futuro melhor. Quero parabenizar todas as mulheres pelo dia, sei que aqui em Rio Negro temos muitas empreendedoras, batalhadoras e que são orgulho para o nosso município”, lembrou.

A gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Michele Riquetti Tesser, comentou sobre o papel da instituição de ampliar e alcançar ainda mais aqueles que empreendem ou desejam tirar sua ideia do papel. Ela ainda lembrou que, recentemente, foi inaugurado um novo escritório em Colombo, também na Região Metropolitana de Curitiba.

“Com esses novos escritórios no território, temos um objetivo muito claro: estar próximo de quem empreende, levando consultorias, orientações e conteúdo. Nós acreditamos que o desenvolvimento territorial é sobre coerência, vocação, oportunidades e sobre respeitar e incentivar a identidade local”, reforçou.

Diretor de Administração e Finanças, José Gava Neto, participou da inauguração.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; José Marcos Witt – prefeito de Mafra (SC); Geovane de Lima – vereador e representante do Legislativo Municipal de Rio Negro; padre Sércio Ribeiro Catafesta – Paróquia Bom Senhor Jesus da Coluna; gestores de instituições do Sistema S, lideranças empresariais e imprensa.

O escritório do Sebrae/PR em Rio Negro fica na Rua Severo de Almeida, nº 395, Sala 01, esquina com a Rua Gov. Moisés Lupion, no bairro Campo do Gado. O local vai oferecer atendimento especializado, consultorias individuais, palestras, oficinas práticas, cursos, seminários e rodadas de negócios. Os conteúdos abrangem temas como finanças, marketing, vendas, gestão, comportamento empreendedor, liderança, comércio exterior, inovação, produtividade, estratégia, cultura organizacional e desenvolvimento de pessoas.

  • Agudos do Sul
  • Campo do Tenente
  • Contenda
  • escritório
  • fazenda rio grande
  • Gralha Azul
  • Lapa
  • Mandirituba
  • Piên
  • Quitandinha
  • rio negro
  • Tijucas do Sul