Coube à empreendedora Sandra Chayo, diretora institucional do Grupo HOPE, a palestra magna que reuniu centenas de empreendedores no Teatro Positivo, em Curitiba, no último dia da Feira do Empreendedor 2025. Durante sua apresentação, a executiva revisitou marcos decisivos de sua trajetória e reforçou o papel das mulheres no mundo dos negócios e na sociedade.

Sandra relembrou que, ao assumir em 1999 a empresa fundada por seu pai, enfrentou o dilema de reconstruir a marca e diversificar o negócio mesmo tendo que renunciar a 70% do faturamento anterior e migrar a produção de São Paulo para o Ceará.
“Toda mudança precisa de muita responsabilidade. Para inovar também é preciso ter coragem para enfrentar momentos críticos. Hoje, a HOPE é composta por três marcas, apoia cerca de 300 empreendedores por meio de franquias, mantém mais de 3 mil lojas especializadas e gera 1.500 empregos diretos e mais de 8 mil indiretos, com uma produção anual de 9,5 milhões de peças”, destacou.
A palestrante também ressaltou que arriscar é parte da essência de quem decide empreender. Também defendeu que mais do que números, o verdadeiro legado de um empreendedor é definido pelo impacto que se causa na sociedade.

“Não tivemos medo de arriscar e da concorrência. Nosso DNA é a esperança. Arriscar é o que move o empreendedor, é o que abre portas para construir algo maior. Mas é necessário ter ciência de que não é só a imagem, as conquistas que ficam, mas o impacto que causamos na sociedade”, disse, ao relembrar também o pioneirismo da HOPE ao introduzir o primeiro merchandising em novela brasileira, na icônica Roque Santeiro.
Outro destaque que se tornou referência em inovação da empresa foi a criação de produtos com cores para um segmento tradicionalmente marcado pelo básico. Sandra contou que se inspirou na moda dos esmaltes coloridos, que se popularizava nos anos 2000. “A iniciativa de ampliar a cartela de cores das lingeries não apenas conquistou as consumidoras, mas também fortaleceu a autoestima feminina”, enfatizou.
-
Inspiração e aprendizados
Entre os participantes, o empreendedor Diego Borille, da Tech Up Marketing, relatou que acompanha a trajetória de Sandra desde sua participação no programa Shark Tank Brasil e destacou o privilégio de assistir à palestra.
“Sou fã do trabalho da Sandra e estar aqui, ouvindo de perto suas experiências, é uma oportunidade única. Ter acesso às estratégias e à visão de uma empresária desse porte é essencial para o desenvolvimento da minha empresa. Pretendo anotar cada detalhe e transformar em ação no meu negócio”, afirmou.
Já Flávia Garcia, da empresa Uma Casa Real, que atua com móveis planejados e populares em Curitiba, ressaltou como a Feira sempre contribui para trazer soluções práticas às dores dos empreendedores. Ela explicou que, neste ano, um dos principais aprendizados será investir na melhoria dos processos junto à sua equipe.
Sobre a palestra de Sandra Chayo, Flávia contou que também vem de uma empresa familiar e viu semelhanças na sua trajetória. “A história de sucessão da Sandra é inspiradora. Quero me espelhar nela e buscar caminhos sólidos para dar continuidade ao negócio da minha família, aprendendo com outras mulheres que trilharam esse mesmo percurso”, disse.
Palestras magnas

A Feira do Empreendedor 2025 começou na quinta-feira (11) com a participação de João Branco, ex-vice-presidente de Marketing do McDonald’s no Brasil. Reconhecido por ter liderado o processo de reposicionamento da marca no país, ele ministrou a palestra “Desmarketize-se”. Na apresentação, destacou como o excesso de fórmulas prontas pode engessar os negócios e defendeu a importância de criar conexões genuínas com os consumidores.
Na sexta-feira (12), foi a vez de Daniel Dias, maior atleta paralímpico brasileiro, subir ao palco. O nadador compartilhou sua trajetória de superação e disciplina, mostrando como o esporte e o empreendedorismo se entrelaçam na busca por resultados e resiliência diante das adversidades.
O sábado (13) foi dia de Thiago Reis, especialista em vendas, apresentar a palestra “Demanda Infinita: revolução de vendas com IA”. Ele abordou como a inteligência artificial já está transformando a forma de prospectar clientes, personalizar experiências e ampliar resultados de forma escalável.