
Empreendedores, varejistas, startups, instituições e especialistas se reuniram em Londrina, para o “Evento Foco – Cenários e Tendências do Varejo”, evento gratuito promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com o apoio do Centro de Inovação do Comércio e da Governança Comércio InFoco.
A palestra “Clientes do presente não compram estratégias do passado”, com Guto Rocha, foi um dos destaques. Além disso, o público também pode acompanhar de startups da cidade ligadas ao comércio, na noite de terça-feira (25).
Além de Londrina, outras seis cidades do estado receberam o “Evento Foco” ao longo do mês de novembro com programações específicas em cada localidade. A conexão entre as micro e pequenas empresas com as principais tendências mundiais, além da capacitação e ideias inovadoras para o varejo foram os principais objetivos para o ciclo de eventos.
Para o gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Rubens Negrão, o “Foco” celebra um ano de intensas atividades focadas no comércio varejista, além de fortalecer as parcerias em prol do setor.
“Quando associamos diversas instituições para trabalhar por um propósito alinhado, nós causamos uma transformação que gera, efetivamente, resultados. Isso atende também à demanda de empresários realmente engajados em sempre buscar melhorias e conexões. É um movimento importante para o comércio varejista e, também, para a economia de toda a região”, afirma Rubens.

A gerente do Senac PR em Londrina, Juliana Suavi, pontua que a parceria no Sistema S é importante na oferta de capacitação e aprimoramento dos empreendedores do estado.
“Existe uma necessidade contínua de capacitação para os empreendedores. Contar com esta parceria para sempre oferecer conteúdos de qualidade para inovar e colaborar com o crescimento de todos esses empresários é ter a certeza de que buscamos cumprir o nosso papel na sociedade”, diz Juliana.
Fidelização
“Não existe fórmula pronta, mas existe uma regra básica de sobrevivência para quem vende: faça com que a pessoa que compra de você uma vez volte a comprar novamente.” É assim que Guto Rocha, VP da Pmweb resumiu sua palestra “Clientes do presente não compram estratégias do passado”.
Guto lembra que os canais de mídias digitais surgiram há cerca de 20 anos com a promessa de que era barato vender na internet e que isso garantiria novas vendas e consumidores.
“Por um tempo isso foi verdade. O problema é que já faz mais de dez anos que é cada vez mais caro conquistar um novo cliente.”
Ao longo da palestra, foram citados diferentes casos de lojas que, segundo o palestrante, entenderam o que é importante para o seu público, criaram novas formas de se relacionar e criar identificação e, assim, conseguiram fidelizar os clientes. Entre os casos de sucesso, o Baudelarie Coookies que com apenas duas lojas, uma em Londrina e outra em Apucarana, conta com mais de 500 mil seguidores no Instagram e filas diárias.
“Eles têm uma presença digital muito maior do que marcas do mesmo setor que são grandes e são consolidadas no País. Às vezes as pessoas acreditam que a solução para vender mais é buscar referências em grandes empresas, em outros países ou em coisas muito revolucionárias. É claro que expandir o próprio repertório é muito interessante e importante, mas é preciso também treinar o olhar para perceber saídas e referências, às vezes, muito próximo de onde a gente está.”
Outro exemplo na região citado é do Luiz Sibim, um antiquário localizado em Cornélio Procópio. Guto Rocha explica que o senso de comunidade e identificação pode ser replicado às demais realidades do comércio varejista.

“Poderiam ser uma loja que vende produtos específicos em uma pequena cidade do interior do Paraná, mas entenderam que possuem um público apaixonado. A partir desse público ele criou uma comunidade. promove encontros temáticos que reúnem gente do Brasil todo que troca informações e são fiéis a tudo o que propões. Ele ofereceu identificação. Quem empreende tem que parar de buscar soluções mágicas e focar no básico que entender o que ele vende e para quem vende”, finaliza.
