Em 2022, sete Salas da região conquistaram certificação por qualidade no atendimento
Os empreendedores do Vale do Ivaí têm à disposição Salas do Empreendedor em 19 municípios e a previsão de mais três para os próximos meses. Sete Salas receberam o Selo de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae/PR, e divulgado durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, em novembro, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um reconhecimento à qualidade e ao desempenho no atendimento aos microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.
As Salas de Ivaiporã, Jardim Alegre e Lunardelli receberam o Selo Ouro. O Selo Prata foi para as Salas de Apucarana e São João do Ivaí e o Selo Bronze para Jandaia do Sul e São Pedro do Ivaí.
Para a premiação, foram aplicados os critérios de gestão, soluções para clientes, estrutura física, cliente oculto, resultados de atendimento, capacitação da equipe, comunidades digitais e planejamento.
A consultora do Sebrae/PR, Joelma Barbosa, acredita que a certificação é motivo de celebração para os municípios.
“É o reconhecimento pelo trabalho que os municípios vêm desenvolvendo junto aos MEI e aos empresários de micro e pequenas empresas ao longo do ano. Mostra que estão trilhando e conquistando mais benefícios, conhecimento e informações”, completa.
Qualidade no atendimento
Um dos empreendedores atendidos em 2022 foi Sérgio Araújo que, em maio deste ano, abriu uma borracharia em Ivaiporã. Ele conta que a Sala do Empreendedor o ajudou na formalização e na organização como MEI.
“A Sala me ajudou com tudo na abertura da empresa. Inclusive para eu conseguir um financiamento da Fomento Paraná, para dar o início aos trabalhos aqui na borracharia. Daqui uns dias, vou precisar do Sebrae novamente, para fazer a prestação de contas do ano”, comenta.
A agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Ivaiporã, Danielly Letícia Gonçalves Freiberger, conta que, em 2022, foram mais de 8 mil atendimentos na região.
“Nós acreditamos no poder dos empreendedores que transformam as realidades em que vivem através da geração de trabalho, renda e desenvolvimento da economia local. É um privilégio contribuir para o alcance de seus objetivos e auxiliar na realização de seus sonhos”, explica.
Em Jardim Alegre, Thaís Quesada Sidor Pianovski é mais uma empreendedora atendida pela Sala. Ela montou uma clínica estética que oferece vários serviços como o de depilação a laser e cera, limpeza de pele e massagem.
“Todas as vezes que procurei, o agente solucionou o que eu precisava. Aqui, a Sala do Empreendedor faz um excelente trabalho. Depois de oito anos, formalizei meu negócio e me tornei MEI”, conta.
Em 2022, a Sala do Empreendedor de Jardim Alegre recebeu, pelo quarto ano seguido, o Selo Ouro. Neste ano, foram mais de dois mil atendimentos. De acordo com o agente de desenvolvimento e crédito, Guilherme Gonçalves Lopes, a cidade só tem a crescer com o apoio da Sala do Empreendedor.
“Todos os serviços que oferecemos ajudam a fortalecer o comércio local. Nosso atendimento tem apresentado bons resultados, principalmente com capacitações, consultorias, oficinas, cursos e palestras que ajudam no desenvolvimento da cidade. Que venha 2023, com muito mais ações e parcerias”, complementa.
Outra empreendedora que procurou a Sala do Empreendedor foi Lucélia Fiuza Peres, de Lunardelli. Em fevereiro de 2022, ela abriu um restaurante depois de buscar informações sobre os benefícios de ter um pequeno negócio.
“Aqui, a atendente está sempre disposta a ajudar, a prestar serviço ao público e com essa ajuda, eu consegui realizar um empréstimo para poder ampliar meu espaço de trabalho e melhorar a qualidade do atendimento. Os cursos ofertados também são ótimos, pois vêm ao encontro com as necessidades que temos”, explica.
Gilvana Miscalo Charallo, agente de desenvolvimento e crédito da Sala de Lunardelli, comemora os bons resultados. A cidade tem pouco mais de 5 mil habitantes e, neste ano, foram mais de 930 atendimentos.
“Nosso compromisso é o de garantir todo suporte necessário aos empreendedores, sanar todas as suas dúvidas e contribuir para o crescimento de suas empresas. Para alcançar esse importante resultado, contamos com apoio da administração municipal e do Sebrae. E vamos trabalhar muito para que 2023 seja um ano ainda melhor”, complementa.