Capacitar e atualizar os profissionais responsáveis pelas compras públicas dos municípios da região da trifronteira, no sudoeste do Paraná. Foi com esse intuito que o Sebrae/PR promoveu, recentemente, o 1º Workshop de Compras Públicas, na cidade de Santo Antônio do Sudoeste. A iniciativa contou com a participação da professora Nadia Dall Agnol e foi realizada em parceria com a Associação Comercial de Santo Antônio do Sudoeste, com a Prefeitura Municipal e o Comitê La Frontera.
Ao longo do Workshop, foram abordados diversos temas voltados às compras públicas, incluindo legislação, procedimentos de licitação, práticas de transparência e eficiência na gestão de recursos públicos, entre outros aspectos, que proporcionaram aos participantes uma visão mais ampla sobre o assunto.
Consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes conta que o evento é uma forma de capacitar os empresários dos municípios que integram a região, bem como mostrar que vender para o setor público muitas vezes é mais simples do que se imagina.
“Além de capacitarmos os colaboradores do setor público, levamos aos empresários conhecimentos e informações que demonstram o quanto a venda para as prefeituras pode ser um processo simplificado e importante para o empreendedor. O que buscamos é mostrar, especialmente para o setor privado, que vender para o setor público pode se tornar uma boa fonte de renda”, afirma Francisco.
A agente de contratação da Prefeitura de Barracão, Mirian Ester Pazini, pontua que o workshop foi importante para a sua atividade.
“Esclareceu inúmeras dúvidas quanto à aplicação e funcionalidade da plataforma de compras e trouxe, também, esclarecimentos quanto à legislação e entendimento dos tribunais em relação à Lei de Licitações. As informações trazidas e aplicadas nas rotinas de trabalho do setor trazem facilidades e legalidade para o nosso dia a dia”, diz Mirian.
A empreendedora Andreia Hoffmann, que atua na área de provedor de internet, pontua que o workshop foi esclarecedor à medida que trouxe informações importantes sobre como funcionam as licitações.
“Foi muito proveitoso, pois além do conteúdo repassado teve a aplicação, quando todos conseguiram visualizar o funcionamento das licitações, e tivemos a oportunidade de tirar dúvidas. Além disso, conhecemos tudo que trata da nova Lei de Licitações e de que formas podemos, dentro do nosso negócio, atender o setor público”, conclui Andreia.