Um dos maiores eventos de startups do Brasil e realizado simultaneamente em 178 cidades brasileiras, o Startup Day, que está em sua décima edição, reuniu aproximadamente cem participantes, em Francisco Beltrão, no último sábado (16), no Cicklo, hub de inovação vinculado à Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB). O evento trouxe o caso de sucesso da startup aiqfome e uma panorama dos investimentos no Brasil, conduzido pelo confundador do Arena Hub, Fernando Patara. O Arena Hub é um centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco no esporte e que fica localizado no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo.
O consultor do Sebrae/PR, Juliano Lima, conta que o evento teve como objetivo compartilhar conhecimentos e um pouco do cenário brasileiros das startups.
“O evento teve como propósito mostrar para as startups um case inspirador, demonstrando o tempo de maturidade que leva para chegar aonde eles chegaram e também trazendo um pouco das oportunidades de investimento que o mercado está oferecendo. Vemos que tem muito dinheiro sobre a mesa, mas os fundos estão mais cautelosos e investindo em startups que estão em sua base”, afirma Juliano.
Cofundador do aiqfome, um aplicativo de entrega de comidas, Igor Remigio lembrou o começo da startup, os desafios, os propósitos que sempre conduziram a startup em frente e as propostas de compra que permearam a história ao longo dos anos.
“Tudo começou quando a minha esposa viu algo parecido nos Estados Unidos, em 2001. Em 2007, criamos o aiqfome. De lá para cá, foram grandes desafios. Em 2016, começamos a estratégia de pintar o interior de roxo. Passamos de 30 cidades em 2016, para 440 em 2020, chegando a mais de 16 milhões de pedidos no mesmo ano. Ao longo desses anos, tivemos duas propostas de compra por outro aplicativo do mesmo ramo, mas sempre nos mantivemos firmes em nosso propósito e sobre o que queríamos entregar”, revela Igor.
Em seguida, Fernando Patara falou sobre o momento do mercado de investimentos em startups no Brasil. O volume de investimentos vem caindo desde 2021, quando chegou ao seu ápice com US$ 16,48 milhões. Em 2022, o número caiu para US$ 7,9 milhões e, no ano passado, US$ 3,1 milhões.
“O que está acontecendo por parte destes fundos é uma análise mais adequada sobre os investimentos e uma proteção maior do capital. Nós temos recursos, ele só está sendo direcionado de forma melhor. Isso faz com que a gente crie uma reflexão de que precisamos criar negócios sólidos, teses seguras e avaliação ajustadas”, destaca Patara.
Empreendedor em Pato Branco, Pedro Coelho tem startup de educação financeira para crianças e adolescentes. Ele destaca que as palestras trouxeram muitas inspirações.
“Gostei muito da abordagem do Igor, nos fazendo refletir sobre esse período de dedicação, de persistência, que a gente precisa entender que o início não será fácil e que lá na frente poderemos colher os frutos. E do Patara, a gente viu que tem investidores dispostos a colocar dinheiro em startups, mas por outro lado precisa ter esse compromisso do retorno que é esperado por parte de quem investe”, completa Pedro.
O evento contou ainda com a participação do coordenador da Comunidade de Startups do Ecossistema de Inovação do Sudoeste do Paraná (Sudovalley), Douglas Henrique Batista, e do empreendedor Cledson Lodi, de Francisco Beltrão. Ambos, deram um panorama da realidade das startups no sudoeste do Paraná.
Números estaduais
No Paraná, além de Francisco Beltrão, o Startup Day aconteceu também nas cidades de São José dos Pinhais, Guarapuava, Maringá, Londrina e Cascavel. Ao todo, foram mais de 700 participantes em todo o Estado durante o evento.