ASN PR Atualização
Compartilhe

Ecossistema de Inovação do Vale do Tibagi passa por mapeamento

Grupo de lideranças, em conjunto com o Sebrae/PR, vai traçar um plano de ações voltado à inovação para nove cidades da região
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR está mapeando atores e os setores do ecossistema de inovação no Vale do Tibagi, entre os nove municípios que integram o território: Telêmaco Borba, Arapoti, Ortigueira, Tibagi, Reserva, Ivaí, Ventania, Curiúva e Imbaú. A ideia é criar sinergia entre empresas, instituições e poder público nas iniciativas, debates, ações e estudos voltados à inovação.

O trabalho conta com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel), Prefeitura de Telêmaco Borba, Polo Digital Gralha Azul, Senai, Senac, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Unifateb e Comitê Territorial Vale do Tibagi.

Grupo de atuação no Vale do Tibagi. Foto: Divulgação

Conforme o consultor do Sebrae/PR, José Ruiter Cordeiro Junior, os municípios estão sensibilizados sobre a importância de estruturar uma governança e um plano de ação voltado ao desenvolvimento da região.

“Posteriormente ao mapeamento dos atores, iremos identificar qual é a vocação da região, traçaremos um plano de ação que atenda aos anseios e às necessidades dos envolvidos e, a partir disso, será formada a governança para a execução das ações”, comenta o consultor.

Para o presidente do Polo Digital Gralha Azul, que congrega empresas de Tecnologia da Informação da região, Celso de Oliveira, é necessária a união de todos em prol do desenvolvimento regional.

“É preciso organizar o trabalho para direcionar as ações. Acredito que a estruturação do ecossistema de inovação é um projeto a médio prazo, mas que terá muitos frutos”, analisa.

O chefe de divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Telêmaco Borba, e coordenador do Programa Cidade Inova, Josemir Zanetti, conta que presenciou diversas tentativas de acelerar o desenvolvimento da cidade, mas que nos últimos quatro anos a inovação entrou em foco.

“Criamos o Cidade Inova e, hoje, estamos com sete empresas incubadas e aceleradas, dos ramos de tecnologia, alimentos e prestadoras de serviços, que recebem mentorias individuais e coletivas”, afirma.

Segundo ele, com o ambiente propício para crescer de forma organizada e estruturada, as empresas contribuem com o desenvolvimento local graças às parcerias firmadas.

“A ideia, a partir de 2023, é que possamos expandir o programa para outras cidades, não ficando restrito apenas a Telêmaco Borba. Queremos envolver a comunidade e expandir nosso trabalho para que mais pessoas tenham oportunidades e as explorem localmente, criando um círculo virtuoso”, diz.

Os interessados em participar da estruturação do ecossistema de inovação do Vale do Tibagi podem entrar em contato com o consultor do Sebrae/PR, José Ruiter Cordeiro Junior, pelo telefone (42) 99109-7240. O workshop “Definição dos setores estratégicos a serem trabalhados no plano de ação do Vale do Tibagi” acontece no dia 4 de abril, em Telêmaco Borba.

  • ecosssitema de inovação
  • inovação
  • mapeamento
  • Sebrae/PTR
  • Vale do Tibago