Curitiba foi palco de celebração internacional sobre boas práticas ligadas ao turismo, na noite deste domingo (17). Realizada no memorial que leva o nome da capital paranaense, a cerimônia do Prêmio Ibero-Americano DTI reconheceu práticas de destaque de países como Brasil, Colômbia, Uruguai, Peru. Entre elas, foram reconhecidas a Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência, desenvolvida na região oeste do Estado pelo Sebrae/PR e o projeto Conexões Curitiba DTI.
A conquista da ambas as categorias foram reconhecidas em Inovação, sendo que a primeira é voltada para organizações e a segunda para destino de turistas. O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destaca que a instituição dedica esforços por todo o Paraná para apoiar quem possui um pequeno negócio ou tem uma ideia e deseja tirar do papel.
“A premiação vem para solidificar e nos fazer perceber que estamos no caminho certo. É um prêmio internacional que contou com a presença de vários finalistas do Paraná, Brasil e países Ibero-Americanos, e que demonstra que o fomento de temas como inovação e sustentabilidade, voltado para novas iniciativas, é necessário e de que um bom preparo e atendimento diferenciado ao turista são fundamentais para o desenvolvimento local”, celebrou.
Ao todo, o Paraná teve 15 projetos entre as 16 categorias da premiação, que é uma das ações previstas na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), que tem a abertura oficial prevista para esta segunda-feira (18) e segue até terça-feira (19).
O Prêmio Ibero-Americano DTI reconhece e premia os destinos turísticos do continente, bem como organizações do setor privado, tanto acadêmicas e do terceiro setor quanto empresas.
Reconhecimento
Com início em 2021, a Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência nos municípios do oeste do Paraná, promovida pelo Sebrae/PR, foi responsável pela capacitação de 30 empresas em áreas como produtividade e competitividade que levaram ao desenvolvimento e consolidação de 25 novos produtos turísticos de experiências.
“Essa ação fez com que as empresas enxergassem novas possibilidades. Então, elas exploraram novos mercados, realizaram networking, conquistaram novos parceiros e cresceram em seus mercados”, destaca a consultora do Sebrae/PR, Maisa Silvestre.
Ao todo, Foz do Iguaçu recebeu dois ciclos da Jornada, que envolveu diferentes parceiros, como a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur Cataratas) e os Conselhos Municipais de Turismo e de Ciência, Tecnologia e Inovação, compostos por instituições locais.
As Jornada Experiências foram realizadas por todo o Paraná e resultaram na criação do portal Experiências Turísticas do Paraná. Desde o início, em 2021, cerca de 400 negócios paranaenses foram atendidos pela iniciativa.
Conexão Curitiba DTI
A capital paranaense também foi destaque por suas boas práticas. O Conexão Curitiba DTI tem o propósito de acelerar a transformação da cidade para torná-la um destino mais inovador e inteligente.
Promovida por meio do Instituto Municipal de Curitiba em parceria com apoio do Sebrae/PR, a proposta visa auxiliar a capital a se tornar uma referência mundial quando o assunto é Destinos Turísticos Inteligentes.
Também se destacaram na cerimônia as soluções paranaenses de ConectaIGU, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, no reconhecimento de Tecnologia e Gestão de Dados para Organizações, e o ESG as a servisse, da Station Freedooh, na categoria Promoção e Marketing para Organizações.
A lista completa dos vencedores está disponível no site da FIDI.
FIDI
O Sebrae está presente na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) e em seu estande apresentará as boas práticas dos 12 municípios reconhecidos no Brasil e que fazem parte do Programa Turismo Futuro Brasil. O evento é voltado para profissionais do setor de turismo e inovação, gestores públicos, acadêmicos e organizações não governamentais do Brasil e da Ibero América.
A Feira é organizada pelo Instituto Cidades do Futuro e pela Fundação Ciudad de La Plata. São apoiadores da iniciativa: Prefeitura de Curitiba, Ministério do Turismo do Brasil, Sebrae/PR, Fecomércio PR, Secretaria de Estado do Turismo do Paraná e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).