ASN PR Atualização
Compartilhe

Ideathon GovTech apresenta soluções para desafios reais da gestão pública

Etapa encerra jornada de inovação voltada à criação de iniciativas para demandas enfrentadas por cidades do sudoeste do Paraná
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Transformar desafios da administração pública em oportunidades de inovação. Essa foi a proposta que mobilizou participantes dos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão, Realeza, Chopinzinho, Dois Vizinhos e Palmas, no sudoeste do Paraná, na Jornada GovTech Sudoeste, iniciativa que chegou à etapa final na última quinta-feira, 5, com a apresentação de 12 soluções tecnológicas desenvolvidas e fez parte da programação da Inventum 2026 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco.

A atividade marcou a conclusão de uma série de eventos municipais realizados ao longo dos últimos meses, nos quais estudantes, participantes e representantes de diferentes instituições foram desafiados a identificar problemas reais das administrações públicas e desenvolver propostas para solucioná-los.

Ideathon GovTech PB
Jornada provocou os participantes a desenvolverem soluções inovadoras para desafios reais de seis municípios do sudoeste do Paraná. Fotos: Divulgação.

Para Gustavo Comelli, coordenador executivo do Hub GovTech, a iniciativa é fruto do engajamento de diversas instituições e abre caminho para novas oportunidades de apoio ao empreendedorismo regional.

“A jornada superou nossas expectativas, com 18 projetos desenvolvidos e 12 apresentados no dia de hoje, a partir de desafios reais de cada cidade. Agora, queremos avançar no apoio técnico aos empreendedores, ajudando a transformar essas ideias em negócios e possíveis startups. Também é fundamental estimular as prefeituras a utilizarem seu poder de compra para contratar inovação e incorporar essas soluções aos serviços oferecidos à população”, afirma Gustavo.

As atividades abordaram diferentes desafios da gestão pública, como a manutenção urbana, gestão de zoonoses, atendimentos da Defesa Civil, gestão financeira, valorização da produção rural, comunicação entre setores, compras governamentais, educação e gestão de pessoas. A partir dessas demandas, os participantes desenvolveram propostas voltadas à melhoria dos serviços e à qualidade de vida da população.

De acordo com o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, a iniciativa fortalece o ecossistema regional e estimula o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades dos municípios.

“A Jornada demonstra o potencial do nosso sudoeste para transformar conhecimento e criatividade em soluções que fazem a diferença na vida das pessoas. Quando aproximamos o poder público, as universidades e os empreendedores, criamos oportunidades para desenvolver novas ideias, estimular negócios e, principalmente, melhorar os serviços oferecidos à população”, pontua Cesar.

Gustavo Comelli, coordenador executivo do Hub GovTech, Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, e Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR.

Avaliação e Vencedores

Os projetos foram avaliados a partir de critérios como: apresentação geral; compreensão do problema; mercado; proposta de solução e inovação e criatividade. As iniciativas foram julgadas por representantes do ecossistema de inovação da região. Entre eles, o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Francisco Beltrão, Thiago Rafael Casagrande.

“A Jornada GovTech é uma iniciativa muito importante, pois estimula a criação de soluções inovadoras para o poder público com impacto direto na qualidade de vida da população. Os 12 projetos avaliados demonstraram o potencial criativo dos municípios do sudoeste e reforçaram a importância de aproximar empreendedores, tecnologia e gestão pública para transformar boas ideias em soluções concretas”, pontua Thiago.

Parte dos integrantes das três equipes vencedoras da Jornada GovTech Sudoeste.

Em terceiro lugar ficou a equipe SimplificaGov, de Dois Vizinhos, que desenvolveu uma plataforma com inteligência artificial para análise de propostas de licitações. A segunda colocação foi conquistada pela equipe Solvo, de Francisco Beltrão, com uma solução digital para aprimorar a gestão da Defesa Civil. Já o primeiro lugar ficou com a equipe CLTristes, também de Francisco Beltrão, que apresentou o UrbanPass, aplicativo que permite aos moradores comunicarem problemas urbanos e acompanharem sua resolução.

“Participar do Ideathon foi uma experiência muito importante, pois tivemos a oportunidade de transformar um problema real em solução prática. A jornada nos permitiu amadurecer a ideia e desenvolver o aplicativo. Agora, queremos aprimorar a ferramenta, incorporando novas tecnologias, tirando a plataforma da fase de demonstração e buscar sua implantação com perspectivas de expansão”, comenta Lucas Dopfer, integrante da CLTristes.

Conhecimento acadêmico mais próximos dos desafios reais
Mais do que uma competição de ideias, a Jornada GovTech buscou estimular uma nova forma de pensar a gestão pública. A metodologia utilizada ao longo das etapas envolveu identificação de problemas, construção de ideias, validação das propostas, mentorias e preparação das apresentações. A participação das universidades na Jornada GovTech Sudoeste aproximou ainda mais o conhecimento acadêmico dos desafios reais da sociedade.

Na avaliação do professor Alessandro Carlos da Silva Júnior, do curso de Administração Pública da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza, a iniciativa amplia as perspectivas profissionais dos estudantes e estimula a aplicação na prática dos ensinamentos da sala de aula.

“É uma oportunidade muito importante para todos os estudantes participantes, pois permite colocar em prática as competências desenvolvidas na universidade e conhecer diferentes possibilidades de atuação profissional. Além disso, fortalece a troca de conhecimentos e a construção de soluções inovadoras para os problemas reais da população”, finaliza Carlos.

Iniciativa contou com a participação das cidades de Pato Branco, Francisco Beltrão, Realeza, Chopinzinho, Dois Vizinhos e Palmas.

Parceiros

A iniciativa foi realizada pelo Sebrae/PR, em parceria com o Sistema Regional de Inovação (SRI), as governanças dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs) dos municípios envolvidos e o Instituto HubGov, além da Prefeitura de Pato Branco.

  • empreendedorismo
  • ideathon
  • Ideathon GovTech
  • inovação