ASN PR Atualização
Compartilhe

Iniciativa busca facilitar o acesso do empreendedor ao crédito orientado, no sudoeste do Paraná

Formação do SRC - Núcleo La Frontera, tem como objetivo contribuir para que os empresários consigam desenvolver os seus negócios
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR e o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, em parceria com prefeituras municipais e as cooperativas de crédito Sicoob, Sicredi e Cresol, querem potencializar o acesso orientado ao crédito por parte das empresas da região da fronteira do Paraná com a Argentina, através da criação do Núcleo La Frontera. O Núcleo é um desdobramento do Sistema Regional de Crédito (SRC), que trabalha no fomento de políticas públicas junto às cidades da região, contribuindo com os pequenos negócios.

“Neste segundo semestre, vamos iniciar a implementação de movimentos para esse fortalecimento. A intenção é que possamos oportunizar, em parceria com as instituições, acesso ao crédito de forma mais facilitada, contribuindo assim diretamente para o crescimento das empresas na região”, pontua o consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes.

Entre as ações definidas e que serão realizadas pelo Núcleo, estão: realização de oficinas nos municípios que possuam Sala do Empreendedor; programas de gestão financeira e de crédito orientado; palestras sobre gestão financeira; e rodadas de crédito com empresários, entre outras iniciativas.

Ainda segundo Francisco, a intenção do Núcleo é realizar um trabalho de acompanhamento mensal das ações desenvolvidas. De acordo com ele, após a instalação do Núcleo La Frontera, a intenção é que o mesmo aconteça nas regiões sul e sudoeste do Paraná.

O presidente do Comitê La Frontera, José Crestani, salienta a importância dos setores público e privado estarem juntos.

“Em um momento de pós-pandemia, onde muitos empresários ainda vivem situação difícil, unir esses setores é fundamental para ajudarmos, especialmente, as micro e pequenas empresas que têm mais dificuldade a terem acesso facilitado a esses recursos. Precisamos pensar a região de forma que todos saiam ganhando”, avalia José.

Realização de oficinas e programas de gestão financeira estão entre as ações definidas pelo Núcleo. Foto: Divulgação

Desenvolvimento

Moacir Luiz Gehlen, gerente em Realeza da cooperativa de crédito Sicoob, parceira do projeto, acredita que o crédito facilitado será vetor de crescimento dos negócios.

“Queremos ser parceiros dos empreendedores, dando a eles condições de tomarem decisões assertivas. Isso contribuirá para que tenham negócios mais estruturados e financeiramente saudáveis. Estamos muito otimistas”, afirma Moacir.

Iniciativa inédita

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Bom Jesus do Sul, Antonio Adair Rosa dos Santos, o projeto é mais um passo para criar um ambiente favorável para as empresas.

“Gera mais esperança, dando a possibilidade de os empresários crescerem com condições de investimentos e com a contratação de crédito mais em conta. Para o Poder Público, a expectativa é da geração de mais empregos. Para o empresário, de crescimento e renda”, destaca Antonio.

Gestão

Responsável pela Sala do Empreendedor de Capanema, Giselda da Rosa, avalia que a iniciativa implicará em uma busca maior por capacitação.

“Provocará os empresários a se capacitarem, a terem uma gestão ainda mais profissional. E nós, da Sala do Empreendedor, queremos ajudar nesse processo, com diagnósticos que possam contribuir com uma avaliação ampla sobre a saúde econômica da empresa, permitindo uma organização maior e um desenvolvimento econômico saudável”, conclui Giselda.

Feira do Empreendedor 2023

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.

  • ambiente de negócios
  • Ecossistema de Inovação
  • empreendedorismo
  • micro e pequenas empresas
  • Sebrae/PR;