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Ações voltadas ao turismo são apresentadas em encontro no sudoeste do Paraná

Em Pato Branco, evento trouxe iniciativas realizadas nos últimos dois anos e o planejamento futuro
Por ASN Paraná
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O Sebrae/PR, em conjunto a Prefeitura de Pato Branco e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), promoveu a apresentação de ações realizadas ao longo dos últimos dois anos e que fizeram parte do Programa Agentes de Roteiros Turísticos, na quarta-feira (06). As ações têm como foco tornar a cidade uma referência em Destino Turístico Inteligente (DTI).

Desde 2022, as instituições, de forma conjunta, ao lado de empresários de diversos segmentos, têm fomentado ações voltadas ao turismo e ao desenvolvimento da economia.

A consultora do Sebrae/PR, Vanessa Vivan, destaca que os investimentos no setor têm sido constantes e o intuito é tornar a região mais atrativa, fortalecendo o turismo de acordo com a sua vocação e com base nas características locais.

“Hoje, temos 14 municípios no Paraná trabalhando ações específicas do turismo. Temos percebido que o segmento é transversal, que fomenta hotéis, restaurantes, competições esportivas, o agronegócio, enfim toda a cadeia que reflete na economia para as cidades e também em experiências para os turistas”, afirma Vanessa.

Em Pato Branco, evento trouxe iniciativas realizadas nos últimos dois anos e o planejamento futuro. Foto: Divulgação

Entre as diversas ações desenvolvidas, na parte da gastronomia, por exemplo, foram apresentadas iniciativas como a criação de um sorvete de sagu e a criação do famoso sanduíche de polenta, o polentô, em formato de cone. Além disso, projetos voltados para as artes plásticas, eventos de tecnologia e turismo rural também estão sendo fomentados. Produtos de experiência

O presidente do Comtur, Anery Junior Baggio, detalha que as instituições têm procurado mostrar que o turismo pode ir muito além de praias e cachoeiras.

“Somos um polo regional de vários setores e cadeias econômicas. Temos áreas ligadas ao turismo e é um movimento que, muitas vezes, não percebemos, que vem da saúde, do agronegócio, dos eventos esportivos. Entendemos que fazer turismo é prepararmos essas cadeias produtivas para promover outras, mobilizando agentes, reconhecendo valores e criando oportunidades para os empreendedores. Isso é algo que temos feito nestes dois anos”, acrescenta Anery.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Marcos Colla, ressaltou que o fomento ao segmento é uma visão de futuro necessária.

“Temos grandes vocações em nossa região, somos referência em diversas áreas. A implementação de ações estratégicas têm sido fundamentais para o fortalecimento do município e a sua consolidação dentro das estratégias para que a cidade se torne um DTI, agregando valor e fomentando a economia local e regional”, pontua Marcos.

Mapa estratégico 2025

Durante o evento, também foi apresentado o Mapa Estratégico Pato Branco 2025, que prevê a implementação de ações para desenvolver o município como Destino Turístico Inteligente. Entre os objetivos, está o de tornar a cidade referência nacional em turismo inteligente entre os municípios com até 100 mil habitantes.

Para isso, segundo Anery, o Mapa traz quatro eixos estratégicos: governança, experiência do turista, tecnologia e sustentabilidade. De acordo com ele, o documento vem como uma resposta a diversas leituras feitas sobre o turismo na cidade e na região.

“Neste ano, fortalecemos a governança, avançamos com o produto turístico e realizamos pesquisas de mercado que nos mostraram quem vem nos visitar. O Mapa traz respostas a tudo isso, se traduzindo em um objetivo futuro e ao fomento do turismo, efetivamente”, conclui Anery.

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