Integrantes de Comitês Gestores, representantes das Salas do Empreendedor, agentes de crédito e agentes de desenvolvimento do Comitê Territorial do sul do Paraná – que compreende os municípios de União da Vitória, São Mateus do Sul, Bituruna, Cruz Machado, Paulo Frontin, Paula Freitas, General Carneiro e Porto Vitória, estiveram reunidos em União da Vitória, na última terça-feira (27), para reunião de planejamento coletivo das ações voltadas ao Programa Cidade Empreendedora. A intenção é que, através da unificação das iniciativas, os resultados atendam com assertividade às micro e pequenas empresas (MPE) das cidades que compõem a região.
“Através de uma integração entre os atores vamos fomentar iniciativas convergentes, bem como políticas públicas voltadas à Lei Geral das MPE, conta o consultor do Sebrae/PR, Everton Moreira.
De acordo com Everton, as ações desenvolvidas durante 2024 contarão com estratégias pautadas a partir dos Índices de Ambientes de Negócios Municipal (Idan-M) e dos Índices de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Territorial (Idan-T), de cada município.
“Através destes indicadores, estamos identificando quais os municípios da região necessitam de ações direcionadas. A partir disso, alinharemos e traçaremos iniciativas para cada cidade de acordo com as suas necessidades”, completa Everton.
A aplicação das ações inicia ainda em março. Entretanto, uma delas está em curso e trata da regulamentação de um fundo de inovação, através de lei, no município de União da Vitória, para fomentar iniciativas que possam contribuir com o ambiente de negócios local.
A presidente do Comitê Territorial de União da Vitória, Maria Salete Rodrigues de Mello, destaca que a união de esforços é primordial para resultados conjuntos.
“Essa foi a primeira vez que nos reunimos em 2024 para o desenvolvimento de ações unificadas a partir do nosso eixo estruturante, que engloba pontos como o acesso a mercados, cultura empreendedora, desburocratização, acesso ao crédito, entre outros. Essa união de forças certamente resultará em uma efetividade maior e resultados mais robustos”, acrescenta Maria.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de General Carneiro, José Walter Ferreira, a expectativa é que os trabalhos avancem a partir do planejamento.
“O encontro agregou muito. A gente vê que os desafios dos municípios são praticamente os mesmos. Aqui, estamos reestruturando o Comitê e, a partir da troca de experiências com representantes de outras prefeituras, a gente espera avançar ao longo do ano”, conclui José.
Programa Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios. O Programa é dividido em eixos como: gestão municipal, lideranças locais, compras governamentais, inclusão produtiva, marketing territorial, sustentabilidade, entre outros.