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Filhos se organizam para surpreender no Dia dos Pais, e comércio espera movimento aquecido em agosto

47,9% dos paranaenses pretendem presentear na data, segundo sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR
Por Redação
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A tradição de homenagear os pais continua forte no Paraná. É o que revela a sondagem realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR: 47,9% dos paranaenses pretendem comprar presentes para celebrar o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto. A movimentação deve aquecer o comércio em todo o estado, impulsionando especialmente os segmentos de vestuário, calçados e perfumaria.

Por outro lado, 39,2% dos entrevistados afirmaram que não devem comprar presentes, principalmente em razão da ausência ou falecimento do pai, e 12,9% ainda não decidiram se vão presentear este ano. Entre os que vão às compras, as mulheres lideram a intenção de presentear (55,3%), enquanto entre os homens o índice é menor (41,2%). Também é maior entre os homens a decisão de não presentear, alcançando 45,8% desse público.

Crédito: divulgação.

Com o varejo se preparando para a data, a expectativa do setor é positiva, conforme destaca o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

“Parcela significativa da população paranaense pretende presentear no Dia dos Pais, principalmente o público feminino. A ocasião inaugura o calendário das principais datas comemorativas do segundo semestre, contribuindo para o aumento do volume de vendas do varejo do estado, que segundo as projeções, fechará o ano com crescimento expressivo. Mais uma vez roupas e calçados são os itens de preferência incontestável por parte dos filhos na hora de presentear seus pais”, afirma.

O gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, aponta que a data comemorativa é uma oportunidade para fortalecer o posicionamento da empresa e investir na diferenciação.

“Os consumidores paranaenses querem mais do que preço: buscam qualidade, bom atendimento e produtos que representem afeto. Quem investir em experiências de compra, caprichar na vitrine, oferecer condições flexíveis de pagamento e divulgar bem seus produtos, especialmente na última semana antes da data, terá grandes chances de obter bons resultados. O Sebrae está ao lado dos empreendedores para apoiar nessa jornada, com orientações práticas e soluções que ajudam o negócio a vender mais e melhor”, reitera.

Regiões

Os curitibanos lideram a intenção de compra, com 50,7% dispostos a presentear. Na sequência, aparecem os consumidores da região Central (49,4%), Sul (48%), Leste e Norte (ambas com 47,7%) e Noroeste (47%). A região Oeste é a que apresenta menor intenção de compra, com 44,7%, mas registra o maior tíquete médio do estado: R$ 174,98.

Tíquete médio

De forma geral, o valor médio a ser gasto com o presente para o pai será de R$ 161,25. Os homens pretendem investir um pouco mais do que as mulheres, com um tíquete médio de R$ 171,65, ante R$ 153,96 entre as consumidoras.

Presentes mais procurados

Os itens mais citados para presentear são roupas e calçados, mencionados por 62% dos entrevistados. Perfumes e cosméticos aparecem em segundo lugar, com 11,6%, seguidos por comidas e bebidas (4,7%) e máquinas e ferramentas (3,5%).

Formas de pagamento

A preferência de pagamento é majoritariamente pelo cartão de crédito, tanto parcelado (29,6%) quanto no vencimento (27,4%). O Pix se destaca entre as opções à vista (19,4%), seguido por cartão de débito (13,1%) e dinheiro (8,1%).

Locais de compra

As lojas físicas são a principal opção para 61,3% dos consumidores, com destaque para os estabelecimentos do centro da cidade (34,9%), shoppings (19,1%) e lojas de bairro (7,3%). As compras online também têm forte presença, representando 34,1% das intenções.

Período da compra

O comércio deve receber maior movimento na semana que antecede o Dia dos Pais, período mencionado por 60,7% dos entrevistados. Os que vão adquirir o presente de 8 a 15 dias antes da data representam 23,2% e os que sairão às compras no mesmo dia correspondem a 8,6%. Os paranaenses que já adquiriram o presente para o pai somam 7,5%.

Critérios de escolha

A pesquisa também revelou que a maioria dos consumidores realiza pesquisa de preços antes de comprar, principalmente por meio da internet, ferramenta de comparação utilizada por 78,9% dos que pesquisam. Entre os fatores que mais influenciam a escolha do presente estão: qualidade do produto (20,7%), custo-benefício (19,3%), preferência do presenteado (18,4%) e atendimento (14,6%). Curiosamente, o preço baixo é citado por apenas 8,5% dos consumidores como critério decisivo.

* Com assessoria de imprensa da Fecomércio PR

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